palestra malariaO ser Humano, o Parasita e o Mosquito tornaram-se, na última sexta-feira, 3 de março, palavras de ordem durante uma palestra sobre a Malária – o que é, causas, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento – proferida pelo médico especialista em saúde pública, João Schwalbach, e destinada aos alunos do Ensino Básico da EPM-CELP. No auditório Carlos Paredes, onde se esclareceram todas as dúvidas sobre um dos maiores problemas de saúde em África, deixou-se igualmente a noção de que, entre cerca de 3.500 espécies de mosquitos, só a Anopheles é que causa a Malária, enfermidade que matou pelo menos 126 pessoas, em 2022, em Moçambique, e mata mais de meio milhão de pessoas, todos os anos, na África subsariana.

E acontece desta forma: “A doença ocorre quando um mosquito (Anopheles), igualmente contaminado com o parasita (Plasmodium), pica um ser humano, depositando o parasita no sangue”, explicou o médico, para quem “Apesar da transmissão da Malária ocorrer, principalmente, pela picada de uma fêmea do mosquito, a doença pode ser também adquirida de outras formas, como a transfusão de sangue e o compartilhamento de seringas.”

João Schwalbach explicou, ainda, que existem quatro espécies de parasita que podem causar Malária em seres humanos. “São os Plasmodium falciparum, vivax malariae e ovale. Esses todos podem causar a Malária, mas o mais letal em Moçambique é o Plasmodium falciparum. E os sintomas geralmente incluem febre alta, calafrios e sudorese.”, disse o especialista perante uma plateia de curiosos e entusiastas que prometeram prevenir a Malária usando todos os métodos partilhados na palestra.

A sessão terminou com perguntas e partilha de experiências entre o médico e os “pequenos especialistas”. A aula foi dinamizada no âmbito do projeto sobre a Malária na Escola.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo