web cinema.chaplin
A exibição da película “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, abriu, hoje, o novo ciclo de projeção de obras cinematográficas na EPM-CELP, numa iniciativa da equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) da nossa Escola. Assistiram à sessão, no Auditório Carlos Paredes, mais de 120 alunos do sexto ano do ensino básico. Também fazem parte deste ciclo de cinema as obras “O Grande Ditador”, igualmente de Charlie Chaplin, e “Hugo”, de Martin Scorcese, agendadas para o mês de fevereiro.

A biografia de Charlie Chaplin, previamente explorada pelos alunos nas aulas da disciplina de Português, permitiu à plateia perceber que a obra e a vida dos criadores, muitas vezes, se confundem.

Antes do início da sessão de hoje, um grupo de alunos propôs aos colegas um conjunto de regras sobre como estimar o Auditório Carlos Paredes, seguindo-se uma reflexão sobre os conceitos históricos dominantes do período da industrialização, tais como trabalho, indústria e classe operária, suscitados pela exibição do filme “Tempos Modernos” e discutidos nas aulas de História e Geografia de Portugal.

Finda a exibição da película “Tempos Modernos” os alunos registaram em cartolina frases emblemáticas de Charlie Chaplin, para mais tarde recordar, como, por exemplo, as seguintes: “Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. O sol tembém é um espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós ainda dorme.”; “O valor de um homem não se dá pelas roupas ou bens que possui e sim pelo caráter e beleza dos seus ideais.”; “Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final.” E “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, canta, ri, dança, chora e vive intensamente cada momento de tua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

A arte cinematográfica instala-se nos corações dos alunos e professores da EPM-CELP, permitindo, simultaneamente, o enquadramento adequado de aprendizagem de conteúdos de várias disciplinas curriculares num ambiente alternativo de cultivo da apreciação estética desta forma de expressão artística.

Relacionado
Plano Nacional de Cinema

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo