FUTSAL | EPM-CELP venceu mais um campeonato do “Iquebal”
A equipa de futsal de sub-19 da EPM-CELP venceu o “Torneio Grupo Desportivo Iquebal”, concluído na passada sexta-feira, no recinto daquela colectividade organizadora da competição. Na final, a nossa Escola ganhou, por 3-2, o conjunto “My Team”, enquanto o nosso aluno Pietro Cardoso, do turma A2 do 12.º ano, sagrou-se o melhor marcador da prova, com 11 golos. Uma dupla vitória para as nossas cores.
A EPM-CELP ficou em terceiro lugar na fase de grupos, após três vitórias, uma derrota e um empate, eliminando posteriormente a equipa da MAIDINA Construções, nas meias-finais, por 3-2, antes da vitória final perante a “My team”. Os restantes participantes na competição foram a Liga Muçulmana, Modet e Publifix.
Nos escalões sub-11, sub-13 e sub-17 os campeonatos, nos quais a EPM-CELP participa com seis equipas – duas em cada grupo etário -, ainda estão a decorrer e os resultados só serão conhecidos a 4 de Junho.
Com equipas masculinas desde os sub-11 até aos sub-19 uma equipa feminina, a modalidade de futsal é a grande aposta do departamento de Educação Física e Desporto Escolar da nossa Escola, que participa, regularmente, há vários anos, em torneios associativos da modalidade na cidade de Maputo. A EPM-CELP atingiu o expoente máximo na presente edição da competição com uma representação de oito equipas divididas por três escalões etários.
A opção pelas competições associativas em detrimento das escolares é uma decisão que decorre da conclusão de que uma prática mais regular, formal e exigente, característica das competições disputadas pelos clubes, suportadas por arbitragens do sector federado e por uma equipa responsável pela organização do evento, incentiva a evolução rápida e de maior qualidade dos intervenientes. O acerto desta opção é comprovado pela conquista de um total de oito campeonatos nos vários escalões nos últimos cinco anos letivos, registo que traduz o sucesso e mérito dos desportistas e seus professores. O Desporto Escolar da EPM-CELP, os seus alunos e professores têm sabido dignificar e exponenciar o nome da instituição junto da comunidade envolvente.