No dia 18 de maio, a turma A1 do 10ºano realizou uma saída de campo à Costa do Sol, com o objetivo de analisar a erosão costeira e o mangal remanescente desta zona da cidade de Maputo.
A atividade teve início às 7 da manhã, na Praia Limpa Caipi Real, na Avenida da Marginal. Os alunos começaram por jogar voleibol na praia e por apreciar a técnica dos jogadores da seleção moçambicana de voleibol de praia que treinavam nas redes ao lado. De seguida, cheios de energia, iniciamos a marcha matinal de 8 km que nos esperava.
Ao longo da caminhada, analisaram a problemática da erosão marinha em diferentes praias, com especial foco na que fica em frente ao Shopping Marés, onde discutiram com o professor de Biologia e Geologia, as soluções de engenharia aí implementadas e as suas vantagens e desvantagens. Analisaram, também, os dois mangais, o que sobrevive junto à Praia dos Pescadores e o que fica por trás do restaurante Costa do Sol.
No regresso, os alunos realizaram recolha de lixo na Praia dos Pescadores, enchendo diversos sacos com RSU, que foram depositados num contentor, demonstrando o seu civismo e cidadania pró ambiental.
Para terminar em grande esta atividade interdisciplinar, fomos todos almoçar um gostoso frango assado no Mercado do Frango.
Que venha a próxima saída de campo!
Ana Lúcia Pezarat - Coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar