web rececao2.3.sec set19
Nos últimos dois dias desta semana dedicada às receções de alunos – hoje os do ensino secundário e ontem os dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico - a Direção da EPM-CELP acolheu diretamente estudantes e respetivos encarregados de educação para, em conjunto, perspetivar a caminhada escolar do novo ano letivo de 2029/2020. Nas sessões de boas-vindas, carregadas de simbolismo, alunos, professores, encarregados de educação e dirigentes falaram a uma só voz sobre os múltiplos aspetos associados ao arranque de mais um ano escolar.

Falando hoje para os alunos do ensino secundário, a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, exortou os estudantes a dedicarem os melhores esforços nos estudos para fortalecerem a capacidade de decidir o futuro, sobretudo os que irão frequentar os 11.º e 12.º anos. “Vocês terão avaliações externas, então comecem a fazer o vosso trabalho para que nós também possamos fazer o nosso”, explicou Dina Trigo de Mira.

A diretora da EPM-CELP desafiou igualmente os estudantes do “secundário” a serem exemplos para os colegas mais novos pois, afirmou, “a educação faz-se pelo exemplo”, acreditando serem eles modelos e fontes de inspiração “no ser, no estar e em todas as conquistas” para os alunos dos primeiros anos de escolaridade. Por seu turno, a adjunta da Direção para a área pedagógica, Luísa Antunes, instou os estudantes a criarem um compromisso com os estudos desde o primeiro dia das aulas, para evitarem os planos de recuperação no decorrer do ano letivo uma vez que, explicou, “o sucesso constrói-se logo no primeiro período, desde o primeiro dia das aulas”.

Ontem o dia foi dedicado ao acolhimento dos alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico em sessões separadas realizadas nos períodos da manhã e da tarde. Ambas contaram com as participações dos respetivos coordenadores pedagógicos, professores e encarregados de educação, para além dos membros da Direção. Atividades lúdicas e desportivas, aulas abertas promovidas pelo grupo estudantil “Maningue Teatro” e experiências no Laboratório de Matemática e na “Cozinha com Ciência” fizeram parte do programa de receção dos alunos destes ciclos de ensino.

Pais e encarregados de educação revelaram-se, nas sessões de receção desta semana, prontos para auxiliar os seus educandos nas múltiplas e diversas aprendizagens que se avizinham. Por exemplo, Alfredo Tomás Tembe, encarregado de educação e membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, afirmou que os alunos do 12.º ano terão de redobrar esforços para “garantir a entrada no ensino superior, o que não se impõe apenas a eles, mas também aos encarregados de educação que, na sua opinião, “devem estar mais próximos dos seus filhos para que os possam orientar em todas as escolhas na vida”.

As regras e condutas fizeram parte igualmente da agenda dos encontros dos membros da comunidade escolar. A Polícia de Trânsito, que tem regulado a circulação rodoviária ao redor da nossa Escola, apelou aos encarregados de educação para o cumprimento crescente dos sinais de trânsito e dos princípios de convivência social, enquanto a “Escola Segura” lembrou a necessidade do uso sistemático do cartão de identificação, essencial para os acessos ao recinto escolar, e do uso obrigatório do uniforme escolar por parte dos alunos.

Aprender para melhor ensinar!
Em simultâneo com as receções dos alunos, a EPM-CELP promoveu quatro sessões de formação em matéria de Cidadania e Desenvolvimento, dirigidas aos professores titulares do primeiro ciclo e diretores de turma dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

As ações de formação, ministradas pela professora de Educação Visual e Tecnológica, Ana Paula Canotilho, visaram dotar os docentes de competências para a abordagem aprofundada de diferentes temáticas, valorizando a faixa etária dos alunos, as especificidades e as realidades locais. A formação integra-se no Plano Estratégico de Educação para a Cidadania.

web rececaoAB.set19 01 web rececaoAB.set19 04
web rececaoAB.set19 03 web rececaoAB.set19 02

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo