web moodle
A EPM-CELP concluiu três semanas de atividades letivas do terceiro período de aulas, iniciado no passado dia 14 de abril conforme previsto no calendário letivo de 2019/2020. Impossibilitados de retomar as aulas no ambiente habitual, alunos e professores de todos os ciclos de ensino da EPM-CELP realizam as suas atividades escolares através de recursos tecnológicos disponíveis para a interação pedagógica no espaço virtual de aprendizagem.

A plataforma Moodle é a ferramenta adoptada pela EPM-CELP para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem nas diversas disciplinas. Os alunos sem acesso à internet acompanham as atividades através de materiais em suporte físico, como fotocópias e fichas, disponibilizados aos encarregados de educação.

A nova relação pedagógica, inicialmente orientada para a revisão e consolidação de conteúdos trabalhados no regime presencial, tende a estabilizar a cada dia que passa, apesar dos desafios relacionados com a adaptação de alunos, professores e encarregados de educação à nova modalidade de ensino a distância, que privilegia a comunicação assíncrona na interação professor-aluno. Inscritos na plataforma Moodle, os alunos manifestam, de modo geral e a par dos trabalhos que desenvolvem, motivação para vencer a proliferação do novocoronavírus COVID-19, abraçando as novas formas de aprender em ambiente virtual.

A planificação e gestão das atividades propostas cumpre, por norma, uma periodicidade quinzenal em que os alunos trabalham com garantia de apoio dos professores, disponíveis para atendimento em linha, assim como dos respetivos encarregados de educação que auxiliam os seus educandos.

Os alunos integrados no ensino especial beneficiam, particularmente, de atendimento virtual direto, numa medida que visa propiciar a operacionalidade das atividades e metodologias de trabalho mais ajustados às suas necessidades.

Entre os alunos do ensino secundário também se registam sinais de grande solidariedade e de trabalho em equipa através da partilha de informação e clarificação de dúvidas, com recurso aos fóruns de discussão integrados na plataforma Moodle e uso do popular WhatsApp. Ana Besteiro, coordenadora do ensino secundário revela-se satisfeita com o caminho já percorrido, afirmando que “tem havido por parte de todos os docentes uma grande preocupação para, através de várias formas, manter os alunos motivados e mobilizados para as parendizagens, tendo em conta que o ensino a distância exige uma organização diferente visto os estudantes terem um papel fundamental no estudo autónomo e de reflexão sobre o que aprendem”.

A coordenadora do ensino secundário faz um balanço positivo da atividade já desenvolvida, não deixando de apontar, com naturalidade, “aspetos a melhorar como a quantidade e tipo de tarefas e a avaliação, que determinarão a qualidade e o sucesso do trabalho que estamos todos a desenvolver”, declarou Ana Besteiro, lembrando que “a tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer”, tal como afirmou Albert Einstein.

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