web dia.agua 2017
Sensibilizar para a importância da existência e escassez da água, as propriedades que a tornam especial e para a necessidade da sua boa utilização foram os principais objetivos das atividades que envolveram, hoje, Dia Mundial da Água, os nossos alunos dos primeiro e segundo ciclos do ensino básico dentro e fora da EPM-CELP.

Duas turmas do quinto ano deslocaram-se à Escola Primária da Maguiguana, em Maputo, onde ouviram conselhos sobre a boa utilização da água e assistiram a uma peça de teatro alusiva à celebração do Dia Mundial da Água, que se assinala desde 1992. Isabel Mota, do projeto “Mabuko Ya Hina” que estabeleceu a “ponte” entre a EPM-CELP e a escola de Maguiguana, fez um balanço positivo da iniciativa: “os miúdos ficaram sensibilizados para a falta de água, não só pela sua escassez, mas também por todos os problemas de saúde que da sua inexistência podem advir”.

No nosso recinto, os alunos do primeiro ciclo desenvolveram atividades relacionadas com a água, visualizando uma exposição, participando em debates, fazendo experiências com o precioso líquido e utilizando um simulador do ciclo de água, num programa que também acolheu momentos musicais. A dinamização desta atividade foi da responsabilidade do projeto “Mãos na Ciência”, com a participação do Departamento de Expressões.

Na próxima sexta-feira, dia 24, terá lugar a palestra “Conversas sobre a Água”, que será proferida por membros da Water & Sanitation for the Urban Poor (WSUP) no Auditório Carlos Paredes, com início às 8H40, atividade que encerrará as comemorações do Dia Mundial da Água na nossa Escola.

A WSUP é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Reino Unido, que desenvolve programas no Gana, Zâmbia, Madagascar, Quénia, Moçambique e Bangladesh. Tem como objetivo melhorar as condições de abastecimento de água e de saneamento junto das populações mais desfavorecidas, vivendo nos bairros periurbanos. Em Moçambique trabalha desde finais de 2007 em Maputo e desde 2015 na Beira.

água2 água4
água3 água1

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo