Diversão, alegria e muito convívio marcaram a festa realizada no passado sábado no “campus” da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) para celebrar, simultaneamente, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e o 18.º aniversário da nossa Escola.
Desde o final da manhã até início da noite muitas centenas de pessoas, dos “8 aos 80 anos”, apreciaram e participaram em múltiplos eventos, desde música e dança até exposições de artes plásticas, passando pela gastronomia – muita e variada -, brincadeiras para crianças, desfiles e artesanato. No ar pairou sempre arte e movimento, até na “Caminhada da Alegria”, que inaugurou a festa logo pela manhã cedo, com filhos e pais a cumprirem, lado a lado, um percurso pedestre todo ele colorido e bem-disposto.
A combinação das duas celebrações foi harmoniosa com vantagens para ambas e, sobretudo, para os visitantes e participantes na festa. Os “stands” das delegações dos países da CPLP ofereceram uma visão individual e conjunta da vida cultural dos estados que adotam oficialmente a língua portuguesa e o palco foi o grande mobilizador e inspirador do entusiasmo dos visitantes.
É o segundo ano consecutivo que a EPM-CELP promove a celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, assinalado anualmente a 5 de maio. À edição deste ano a nossa Escola juntou a sua própria festa do 18.º aniversário, não realizada em novembro, como habitualmente, devido ao mau tempo.