Três momentos marcaram de forma particularmente emocionante o grande cerimonial colectivo dos alunos finalistas: os discursos emocionados dos alunos após o termo do jantar, a valsa dos finalistas e a imposição das faixas. Sentiu-se no ar o simbolismo e as emoções associados àqueles momentos, ansiosamente aguardados na sequência de muitas semanas de preparação e da realização prévia de algumas actividades que garantiram a viabilização económica do evento.A tenda gigante, montada defronte do Pátio das Acácias Rubras, albergou o jantar de gala e os discursos colectivos das várias turmas, da Comissão de Finalistas e, por fim, da directora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira. Depois, todos os presentes se dirigiram para o pavilhão desportivo, onde decorreram as sessões de dança, de imposição das faixas de finalistas e, finalmente, de eleição do Rei e da Rainha dos finalistas de 2009/2010.

Transcrição integral do discurso de encerramento do Jantar de Finalistas proferido pela directora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira:

finalistas00011A todos vocês e particularmente aos Alunos Finalistas, Pais e Encarregados de Educação, a todos os seus familiares e amigos, convidados desta festa, Muito Boa Noite!

A celebração deste (términus) fim de ciclo de estudos, que está prestes a terminar, tem por detrás o esforço e dedicação dos nossos alunos finalistas, dos seus encarregados de educação e dos respectivos professores. Acredito que os nossos alunos, durante todos estes anos em que estiveram aqui integrados, tiveram a oportunidade de adquirir competências diversas, enfrentando a vivência da adolescência, processo que não é simples e preparando-se para o prosseguimento de estudos e para o futuro.

Quando faço referência ao alcance de competências, pretendo frisar que estas só se desenvolvem, se cada um de vós dedicar todo o tempo necessário e útil, de modo a que as interiorizem, tornando-se capazes de colocá-las em prática, ao longo da vida. Poderão questionar as razões que estão por detrás da necessidade da aquisição e desenvolvimento de competências, ou de aliar sempre a teoria à prática! A resposta está presente na sociedade em que nascemos e vivemos! De uma sociedade estável e estruturada, no passado, vivemos hoje uma sociedade cada vez mais dinâmica, mais competitiva e plena de desafios. É neste sentido que, cada vez mais, a nossa Escola, como uma instituição educativa, tem vindo a utilizar, no processo de ensino e aprendizagem, pedagogias diferenciadas, activas e cooperativas, onde a resolução de problemas, o desenvolvimento de projectos, tarefas e reptos complexos, visam incitar nos nossos alunos a mobilização dos seus conhecimentos, bem como levá-los a complementar as aprendizagens.

É com esta forma de estar na escola que pretendemos que cada um dos finalistas tome consciência da sua identidade, do seu projecto de vida, não esquecendo nunca a sua herança cultural, os valores da democracia e da solidariedade. E que, com espírito crítico, dedicação e entusiasmo os transmitam a outros.

Gostaria de terminar esta intervenção, desejando a todos os nossos finalistas sucessos e felicidades no desafio que a partir de agora se inicia para os Dias de Amanhã, lendo um poema de Manuel Alegre.

“Para deixar-vos tenho o meu orgulho
Que para vos deixar não tenho nada.
Ensinei-vos o mar o verão o Julho
O alvoroço da pesca e da alvorada
Os pássaros a caça o doce arrulho
Do instante que passa e é tudo e nada.

Para deixar-vos tenho a liberdade
Um astro a lucidar dentro da mão
O riso o seu esplendor a intensidade
Da vida que se dança um só verão
O fulgor dessa breve eternidade
O azul o vento o espaço a solidão

.…

Para deixar-vos tenho o que não tenho
Que para vos deixar não tenho mais
Do que a escrita da vida e o eco estranho
De ritmos e sons e signos e sinais
Metáforas que têm o tamanho
Do mundo que vos deixo. E nada mais”




finalistas00001 finalistas00002 finalistas00003
finalistas00004 finalistas00005 finalistas00006
finalistas00007 finalistas00008 finalistas00009
finalistas00010 finalistas00011 finalistas00012
finalistas00013 finalistas00014 finalistas00015
finalistas00016 finalistas00017 finalistas00018
finalistas00019 finalistas00020 finalistas00021

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo