Os alunos do 5.º ano, no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto, desenvolveram o grande tema Educação. Entre outras actividades, visitaram a Escola Comunitária Polana Caniço “B”, que fica muito próxima da nossa Escola. Nesta visita de estudo os alunos concluíram que, a poucos passos do seu conforto educativo, existia uma escola diferente da nossa, com meninos como eles, mas diferentes. A estes fizeram várias perguntas, anotaram as respostas e continuaram a pensar em como podiam contribuir para que estas duas realidades tão próximas não fossem tão distantes.

Mais tarde, os nossos alunos organizaram uma apresentação do projecto para a comunidade educativa, especialmente para os encarregados de educação. Realizaram-na no Auditório Carlos Paredes, no passado dia 1 de Junho de 2011, Dia da Criança, lançando o alerta: nós prometemos voltar, prometemos ajudar.

No Dia da Criança, em resposta ao apelo lançado pelos alunos do 5.º ano, alguns colegas de 8.º A entregaram um cheque com a verba que tinham conseguido com a venda de produtos por eles próprios confeccionados no âmbito das suas actividades na Área de Projecto. Foram entregues cerca de 10 mil meticais, com os quais a Escola Comunitária Polana Caniço “B” poderá proceder à instalação de água!

Os alunos do 5.º ano têm muitos planos e projectos para conseguirem ajudar como prometeram. O Clube de Apadrinhamento é um modo possível. Cada aluno da Escola Comunitária Polana Caniço “B” contribui com 50 meticais por mês para pagar o salário do professor. Mas tudo faz falta, como material escolar, pintar a escola, criar jogos, bem como instalar electricidade, murar a escola, ter uma sala que não seja de caniço…Uma escola diferente da nossa, com meninos como os nossos, mas diferentes, a quem os nossos alunos prometeram voltar a ajudar.

Os alunos do 5.º ano querem cumprir com o prometido. Quer ajudá-los? Escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo