web diafilosofia1
Alunos de filosofia do primeiro ciclo e do ensino secundário da EPM-CELP juntaram-se, ontem, para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, que procedeu o Dia Internacional da Tolerância. “A Paz e o Entendimento Global" foi o tema que inspirou uma jornada de reflexão livre sobre problemáticas que, atualmente, assombram a nossa sociedade.

As várias atividades realizadas em contexto de sala de aula culminaram com a realização de uma exposição e a exibição de uma vídeo-reportagem, ambas no átrio principal da nossa Escola, dando voz aos pensamentos, desejos, dúvidas e sonhos que idealizam um mundo mais humanizado. Romper a indiferença e despertar o pensamento dos alunos para o que o envolve foi o desafio que animou o Grupo Disciplinar de Filosofia e Psicologia a promover a aproximação das aprendizagens conceptuais às experiências vividas no contexto mais imediato ou distante da existência universal partilhada por todos.

Assumindo-se que a filosofia é, sobretudo, uma atitude que transcende a mera abstração, as mensagens livremente elaboradas pelos alunos e expostas publicamente insurgiram-se contra um conjunto de males e contravalores que, diariamente, assolam o mundo. O espaço de reflexão deixou margem para mensagens de esperança que reforçam o sentido da existência humana.

web diafilosofia2 web diafilosofia3

A comemoração do Dia Mundial da Filosofia, instituída pela UNESCO em 2005, revigorou o olhar crítico e responsável dos nossos alunos sobre as atitudes do ser humano no mundo. Os exemplos seguintes são ilustrativos.

“Esta celebração oferece-nos a possibilidade de promover um melhor entendimento na sociedade, solucionando os problemas que a caraterizam.” – Rosada Fernandez (11.ºB)

“Se todos sabemos que as nossas ações são responsabilidades endividais, que influenciam a vida e o bem-estar global, porque é que ainda há pessoas que permanecem indiferentes? Chegou a hora de fazer a diferença.” - Margarida Dray (10.ºC)

“Porque é que existem pessoas muito pobres neste mundo?” – Fátima Martins (4.ºC)

“Eu gostaria que o mundo fosse um sítio de paz e alegria, para sempre, e que ninguém se chateasse. Mas, toda a gente, até eu, tem discussões, mesmo com os irmãos ou amigos.” – Ana Filipa (4.ºD)

Relacionado
filosofia
Mensagem da Diretora geral da UNESCO,Irina Bokova, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo