PALESTRA | Alunos do “secundário” apropriam-se dos objetivos do entendimento global
Alunos do ensino secundário da nossa Escola participaram, na manhã de 22 de novembro último, na palestra sobre o Entendimento Global, mote que inspirou o programa de comemorações do 17.º aniversário da EPM-CELP e também o próprio ano internacional de 2016. Foi sobre esta problemática que Márcia Castro, coordenadora-residente da ONU em Moçambique, veio falar aos nossos alunos.
O evento, realizado no Auditório Carlos Paredes, constituiu uma partilha das preocupações comuns manifestadas pelo organismo mundial e os valores educativos promovidos pelo Projeto Educativo da nossa escola. De visita à EPM-CELP pela primeira vez, depois da sua acreditação em Moçambique, em março último, a palestrante partiu da sua própria experiência como aluna para explicar a motivação de integrar a organização mundial, que milita por valores supremos da humanidade. Nesta linha, discursou sobre os 17 objetivos de entendimento global que a UNESCO fixou como meta a ser alcançada até 2030, os quais incidem sobre um conjunto de preocupações como o clima mundial, os ecossistemas, a biodiversidade, a ordem económica e o bem-estar sociocultural. Num olhar atento à nossa Escola, Márcia Castro exaltou “a missão e a visão da EMP-CELP no que diz respeito aos valores universais, com uma forte preocupação com os valores éticos, de cidadania, de direitos humanos, ambientais e de inclusão que constituem pressupostos importantes para os desafios da atualidade”, afirmou.
A palestra serviu para interpelar os alunos sobre a forma como as sociedades e as culturas determinam modos de vida, desafiando-os para o esforço de verdadeira compreensão dos valores associados ao Ano Internacional do Entendimento Global a partir da perspectiva da sustentabilidade mundial, integrada na missão da própria UNESCO, que consiste em “contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação.”