Futsal

| Género | Escalão | Horário | Treinador |
|---|---|---|---|
| Masculino | Sub12 | 2.ª, 4.ª e 6.ª F : 13:00 às 13:45 |
André Revés/Miguel Monterroso |
| Sub14 | 3.ª e 5.ª F : 17:20 às 18:30 |
Sérgio Zibane | |
| Sub16 | 2.ª e 5.ª F: 17:20 às 18:30 | André Revés/Custódio | |
| Sub18 | 3.ª e 6.ª F: 17:20 às 18:30 | João Paulo | |
| Feminino | Sub12 | 2.ª, 4.ª e 6.ª F: 13:00 às 13:45 | João Figueiredo |
| Sub14 | 4.ª e 6.ª F: 17:20 às 18:30 | João Figueiredo |
Objetivos Gerais do Projeto de Desporto Escolar
“No âmbito da educação, a dinamização do Desporto Escolar ganha especial relevância, quer como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e ainda, como um meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (cf. Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho).”OBJECTIVOS GERAIS DO DESPORTO ESCOLAR
Desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva, revelando um espírito de "Fair-Play", aceitando a vitória e a derrota como factos normais decorrentes do jogo.
Relacionar-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros nos espaços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por eles.
Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo.
Desenvolver e revelar espírito competitivo e hábitos de trabalho individuais e de grupo.
Respeito pelas normas do espírito desportivo como consciencialização à responsabilidade.
Conhecer e interpretar fatores de saúde e riscos associados à prática das atividades físicas e aplicar as regras de segurança e de higiene.
Contribuir para o combate da indisciplina, o insucesso e abandono escolar;
Objetivos Específicos do Núcleo de Desporto Escolar
FEMININO
Sub 12
• Planificar, orientar e avaliar as atividades de treino, em colaboração com o conhecimento do coordenador de DE;
• Promover a sensação de realização pessoal das alunas, através do desenvolvimento da personalidade;
• Desenvolver as competências técnicas e táticas das atletas;
• Introduzir e consolidar a noção de fair-play;
• Promover a aprendizagem e conhecimento do jogo (regras, técnica, tática elementar) por parte das atletas;
• Desenvolver as qualidades físicas (força, velocidade, flexibilidade e resistência).
Sub 14
• Planificar, orientar e avaliar as atividades de treino, em colaboração com o conhecimento do coordenador de DE;
• Promover a sensação de realização pessoal das alunas, através do desenvolvimento da personalidade;
• Desenvolver as competências técnicas e táticas das atletas;
• Introduzir e consolidar a noção de fair-play;
• Promover a aprendizagem e conhecimento do jogo (regras, técnica, tática elementar) por parte das atletas;
• Desenvolver as qualidades físicas (força, velocidade, flexibilidade e resistência).
MASCULINO
Sub 12
- Entendimento do Jogo, enquanto jogo coletivo;
- Organização posicional rudimentar;
- Melhoria no relacionamento individual com a bola, nomeadamente: controlo de bola; passe e receção; condução; remate.
Sub14
- Entendimento do Jogo, enquanto jogo coletivo;
- Organização posicional rudimentar;
- Melhoria no relacionamento individual com a bola, nomeadamente: controlo de bola; passe e receção; condução; remate.
Sub16
Atuar na formação da personalidade dos atletas no concernente a:
- Respeito pelas regras do jogo,
- Respeito pelas decisões da arbitragem;
- Respeito pelos colegas e pelo adversário;
- Cooperar com os colegas e com o treinador;
- Aceitação ou superação de resultados negativos.
Melhorar o repertório motor bem como o desempenho das acções técnico - tácticas, respectivamente:
- Executar com domínio as principais técnicas do jogo (passe, condução de bola, desmarcação, etc);
- Posicionar - se adequadamente durante o jogo;
- Identificar o momento do jogo (se é defender ou atacar) e dar a resposta adequada;
- Interpretar o sistema táctico a usar.
-
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