SEGURANET
As sessões de 45 minutos para cada turma despertaram os utilizadores da internet para os problemas de segurança da navegação, quer do ponto de vista do software, que pode instalar, inadvertidamente, vírus, fazendo perder dados, quer do ponto de vista do utilizador, que pode ver os seus direitos violados através da espionagem informática.
Os alunos compreenderam a mensagem e aderiram em força, visitando o sítio oficial na internet www.seguranet.pt, onde todo o projeto está disponível para aplicação das escolas. Nesta página existem explicações pormenorizadas da realização de atividades na internet de forma segura, para professores e alunos, os quais devem ser visitados por toda a comunidade escolar.
Numa segunda fase, a Equipa PTE disponibilizou aos diretores de turma seis desafios da Seguranet, para amadurecer as ideias dos alunos. Consistia, por isso, em colocar a turma perante situações de perigo na navegação informática, fazendo-os reflectir, antecipadamente, para tomarem decisões corretas em situações críticas no futuro.
Prevê-se a continuidade deste projecto na EPM-CELP, estando já previstas sessões para o segundo período escolar de 2011/2012, que irão abordar a questão da utilização da informação existente na internet de forma segura. Os nossos alunos utilizam a internet para os seus trabalhos escolares, não filtrando as páginas credíveis nem fazendo referência às fontes, para fazer prova das suas afirmações, o que leva a situações de desinformação e de plágio.
Estes pequenos aspetos melhorarão, substancialmente, a qualidade da utilização da internet na atual sociedade, que caminha, galopantemente, para a globalização informática, com aspetos positivos que devem ser realçados e aspetos negativos que devem ser minorizados.
A equipa PTE convida todos os interessados a partilhar esta vontade de aprender mais e melhor!
-
Acessos: 3269