NOTA DE PESAR | Falecimento de Calane da Silva
Calane da Silva falou inúmeras vezes na Escola Portuguesa de Moçambique, colaborou inúmeras vezes com a instituição. Nunca foi um convidado. Foi sempre um homem da casa. Um dos nossos. Ainda recentemente dizia para a Diretora: “Nunca se esqueçam de mim, nunca deixem de me chamar. Eu gosto de estar ao pé dos miúdos.”
Com paixão, com entusiasmo, com profundo espírito reflexivo, falava sempre por forma a encantar a plateia que absorvia as suas palavras com atenção. Faz parte da nossa história e da nossa forma de estar. Foi sempre um amigo da EPM-CELP e nunca deixou de trazer-nos o seu conhecimento e a qualidade do seu discurso.
O falecimento de Calane da Silva, escritor, jornalista, homem de intervenção política, que defendia intransigentemente a Pátria Moçambicana, figura pública de destaque, deixa-nos um sentimento de perda e profunda saudade.
A EPM-CELP vive um momento de grande consternação porque nos deixa um dos nossos queridos amigos, alguém cujo espírito sobrevive nos corredores da nossa escola.
Amante e defensor da Língua Portuguesa, contava-nos as suas histórias com emoção num discurso fluente e estruturado com mestria.
Todos ficamos mais pobres, a EPM-CELP, Maputo e, sem dúvida, Moçambique. O Universo da Cultura perdeu um dos seus bastiões.
Endossamos as mais sentidas condolências à família enlutada com quem comungamos este momento de dor.
-
Acessos: 897