EFEMÉRIDE I Excursão pedagógica à Reserva Especial de Maputo marcou Dia Mundial do Turismo


A aluna Anaya Marxy e a diretora do Curso Profissional de Técnico de Turismo, Sandra Macedo, representaram a nossa escola na iniciativa que reuniu alunos provenientes de diversos pontos de Moçambique, tais como Ilha de Moçambique, Pemba, Nampula e Maputo.
A primeira etapa da jornada, realizada no dia 24 de setembro, consistiu num percurso de exploração da Reserva Especial de Maputo, onde os visitantes beneficiaram de uma palestra subordinada ao tema “Impacto da Caça Furtiva para o Turismo”, dinamizada pelo ambientalista moçambicano Carlos Serra.
Durante a excursão foi possível observar, para além dos elefantes e diversas espécies de aves, bois cavalo, zebras, hipopótamos, crocodilos, cabrito selvagem, entre outros. E, na apreciação da sua floresta e lagoas, a Reserva Especial de Maputo surpreendeu os transeuntes pelo grande número de animais que acolhe, e que são provenientes da África do Sul.
E de acordo com Carlos Serra, corroborado pelo Administrador da reserva Miguel Gonçalves, a Reserva Especial de Maputo constitui um exemplo de sustentabilidade, uma vez que já recebe animais provenientes do Parque Nacional de Gorongosa.
Já no segundo momento, a celebração da efeméride traduziu-se na visita ao empreendimento turístico White Pearl, onde os presentes testemunharam a atribuição do Selo Limpo & Seguro àquele estabelecimento, pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula. E a tónica dos discursos proferidos, na cerimónia, incidiu sobre a atual necessidade de reinventar o setor do turismo, no contexto da pandemia que assola o mundo.
De referir que o INATUR assinou no ano letivo transato, um protocolo ao abrigo do qual acolheu 6 alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo da EPM-CELP, para a realização do estágio.

reserva21
Acessos: 612