Comemorações| Centenário de José Craveirinha

fjc01

Na manhã deste domingo, 6 de fevereiro de 2022, nas instalações da Fundação José Craveirinha, deu-se início às comemorações do centésimo aniversário do poeta com o mesmo nome, figura maior da literatura e da cultura moçambicanas.

fjc03Na fachada da Fundação, antiga casa do escritor, foi revelada uma imagem de Craveirinha com as datas do centenário. O senhor Vice-Ministro da Cultura e do Turismo, Dr. Fredson Bacar, fez um discurso donde se realça a necessidade de todos lermos a obra do poeta moçambicano e de todos fazermos da Casa-Museu um lugar de visita recorrente. Bacar referiu, ainda, que a História de Moçambique não independente e independente se confunde com a História de Craveirinha.

Zeca Craveirinha, filho mais velho do homenageado, e família, foram os anfitriões do evento onde estivfjc02.jpgeram algumas figuras públicas, tais como, o Presidente da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), o Presidente da Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP) e Manuela Soeiro, figura de destaque nas artes e cultura moçambicanas. As cerca de sessenta pessoas presentes no evento foram depois convidadas a visitar a Casa-Museu onde houve música, canções, cânticos e declamações, ao jeito de uma tertúlia improvisada em homenagem àquela figura ímpar da cultura moçambicana.

A Escola Portuguesa de Moçambique Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) esteve representada pela Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Luísa Antunes, pela Coordenadora da Biblioteca Escolar José Craveirinha, Ana Paula Relvas, pela Coordenadora do 3.º CEB, Cláudia Videira, pela Coordenadora do Secretariado de Exames e amiga da família, Olga Pires, e pelo Coordenador do Centro de Recursos Educativos, João Paulo Videira.

As comemorações que hoje tiveram início terão um vasto programa de atividades que se desenrolará nos próximos meses por todo o país celebrando a vida e a obra do primeiro escritor moçambicano a ser galardoado com o Prémio Camões.

Acessos: 551