MASTERCLASS 2022 | A tradição regressou sob a forma de um concerto fantástico

master news 03A EPM-CELP realizou na tarde de ontem, no Montebelo Indy Hotel Congress, o concerto final de orquestra e coro da 17.ª edição da MasterClass, um projeto que desde a sua criação, em 2002, já formou centenas de alunos e colheu milhares de espetadores. Em quase duas horas de concerto, em palco, os pequenos cantaram, tocaram violinos, piano e os adultos, numa orquestra completa, exibiram a sua arte e experiência num concerto memorável.

Os momentos, que se seguiram enérgicos até o fim do espetáculo, foram inaugurados pelos alunos do pré-escolar que, em cantos e danças, mostraram os resultados alcançados numa semana de trabalho com diferentes professores. Tão inocentes quanto contagiantes, entraram na sequência os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos do ensino básico, arrancando aplausos de pais e encarregados de educação, parceiros do projeto, diplomatas portugueses e moçambicanos e outros convidados.

Os pequenos violinos, liderados pelos professores da EPM-CELP, fecharam a primeira parte do concerto com temas para a infância como é o caso de “Estrelinha”, “O balão do João”, “Tia Rosa”, o popular “Os Patinhos”, “Canção de Maio” e “Perpetual Motion”. Esta foi a primeira vez, em toda a história do projeto, que a Escola integra os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico na MasterClass. E, a avaliar pelas apresentações, o sucesso foi alcançado!

No segundo momento da tarde, o grupo ambiental Unidos pelo Ambiente (UPA) abriu com uma sessão de consciencialização sobre os problemas ambientais, explicando à plateia os seus desígnios na EPM-CELP, enquanto alunos e ativistas preocupados com a causa.

Chegou, então, a segunda parte do concerto, um tributo à banda Cold Play. Violinos, violas de arco, violas baixo, viola solo, trompete, clarinete, piano, bateria e vozes do coro de professores e funcionários da EPM-CELP ecoaram em uníssono.

master-news-02.png“The scientist”, “Yellow”, “In My Place”, “Princess of China”, “Paradise”, “Viva La Vida” e “Fix you” foram os temas interpretados por Regina dos Santos, Pedro Silva Pinto, Lenna Bahule e Nelson Nhachungue e executados por alunos da EPM-CELP e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, professores e instrumentistas convidados e residentes da EPM-CELP, orientados pelo maestro Luís Casalinho.

O concerto serviu igualmente para despedidas e nostalgias. Foi homenageado o professor de música da EPM-CELP, Luís Santana, pelo seu trabalho na escola, sobretudo, no projeto MasterClass uma vez que vai deixar de trabalhar na nossa escola. Atribuiu-se, também, certificados de participação a todos os envolvidos no projeto, desde alunos, professores e convidados.

Dois anos depois, devido a paragem provocada pela pandemia da Covid-19, a edição de 2022 veio recuperar a tradição. De acordo com Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP “Este ano, o projeto foi recuperado com a sensação de que era necessário um esforço acrescido para o mesmo, desenvolvido desde 2002 na EPM-CELP, não ser desperdiçado”, disse.

master news 01

Acessos: 585