
O encontro visou inventariar as condições e necessidades de formação dos formadores dos institutos moçambicanos de formação de professores, tendo em vista o desenvolvimento de um modelo metodológico a utilizar no futuro, bem como aprofundar a colaboração entre a EPM-CELP e as referidas entidades moçambicanas no que ao ensino primário diz respeito. Nesta medida, os participantes organizaram-se em pequenos grupos, de acordo com as diferentes áreas disciplinares, com vista a procederem ao diagnóstico dos principais constrangimentos que se registam na área de formação.
As conclusões foram apresentadas em sessão plenária e serão submetidas aos trabalhos de uma oficina de formação, na qual serão elaborados os planos analíticos para as formações nas diversas áreas disciplinares.
Este foi o primeiro encontro de uma parceria entre a EPM-CELP e os institutos de formação de professores, que dá início a um novo modelo de cooperação na área da Educação entre a nossa instituição e o Ministério da Educação de Moçambique, ao abrigo do memorando de entendimento estabelecido no ano passado entre ambas as partes.