NArt peqEspaço informativo do Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar (PEEACE), lançado pelo Ministério da Educação de Portugal e em desenvolvimento na EPM-CELP.

Conheça os detalhes do PEEACE e a forma como está a ser desenvolvido na EPM-CELP, selecionando, imediatamente abaixo, os separadores correspondentes aos elementos estruturais desta iniciativa ao serviço da aprendizagem dos alunos e das artes.

 

 

Fundamentação

O Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar (PEEACE) é uma iniciativa do Ministério de Educação de Portugal (http://www.dgidc.min-edu.pt/eea/) que visa desenvolver, junto do Pré–Escolar e do 1.º Ciclo do ensino básico, um plano de intervenção no domínio das diferentes formas de arte.

O PEEACE pretende ir ao encontro dos alunos, famílias e professores, fomentando o gosto pela Arte e enaltecendo o seu papel na formação integral das crianças.

É objetivo desta iniciativa proporcionar aos alunos o acesso a diferentes instrumentos culturais e a diversas formas de linguagem, estimulando a sua criatividade e capacidade de questionar. Compete, pois, aos docentes e às famílias, enquanto parceiros no processo educativo, a criação de situações pedagógicas contextualizadas na área das artes.

O PEEACE contempla três vertentes: a dinamização de oficinas de artes, contando-se com a participação das turmas do Pré–Escolar e com as turmas do 1.º ano da EPM–CELP e, ainda, com alunos das escolas moçambicanas; a realização de ações de formação destinadas aos docentes do Pré–Escolar e do 1.º Ciclo da EPM–CELP e aos docentes do sistema de ensino de Moçambique; o estabelecimento de parcerias com instituições culturais locais e internacionais, valorizando-se o seu papel pedagógico enquanto espaços privilegiados para se dar continuidade às aprendizagens num ambiente não formal.

Para a dinamização das atividades acima descritas, criou-se na EPM–CELP um Núcleo Artístico onde alunos, professores e famílias poderão sentir e participar nas suas próprias práticas culturais, desenvolvendo-se uma estimulante pedagogia para a cultura. Pretende-se, igualmente, que o Núcleo Artístico seja um espaço aberto à comunidade, proporcionando a realização de workshops, exposições, tertúlias poéticas e musicais, entre outras atividades promotoras da "Literacia nas Artes".

Grupo dinamizador do Núcleo Artístico:

  • Expressão Dramática: Ana Albasini e Tânia Silva
  • Expressão Plástica: Cláudia Pereira, Calisto Namburete e Bárbara Marques
  • Expressão Corporal: Luís Gonçalves e Kim Salip
  • Expressão Musical: Cláudia Costa e Francisco Ferreira

O PEEACE funciona em articulação com o Projeto Metas de Aprendizagem. Este "insere-se na Estratégia Global de Desenvolvimento do Currículo Nacional que visa assegurar uma educação de qualidade e melhores resultados escolares nos diferentes níveis educativos". Tanto ao nível da Educação Pré–Escolar como no 1.º Ciclo do ensino básico serão utilizadas as Metas de Aprendizagem da área da Educação Artística.

Sumariamente, o PEEACE, no contexto da EPM-CELP, pretende:

  • Ser uma ação faseada em termos de tempo e de contextos a abranger;
  • Abranger, numa primeira fase, o Grupo do Pré–Escolar e as turmas do 1.º ano de escolaridade;
  • Possuir as componentes de investigação e de avaliação das práticas desenvolvidas;
  • Alcançar outros contextos educativos, promovendo-se dinâmicas de trabalho sistemático entre as várias instituições;
  • Incentivar a dimensão estética da educação, enquanto temática transversal à ligação da escola com as instituições culturais e com a comunidade;
  • Fomentar modelos alternativos de formação de professores, em contexto de trabalho.

Objetivos

  • Criar e dinamizar oficinas nos contextos escolar e cultural que funcionarão de acordo com objetivos de aprendizagem definidos no programa do Ministério da Educação de Portugal e dirigidos aos seguintes ciclos:
    • Pré-Escolar - faixas etárias 3, 4 e 5 anos
    • 1º Ciclo (1º Ano) - faixa etária 6/7anos
    • Alunos do sistema de ensino moçambicano
  • Parcerias com instituições e artistas
    • Espaço da biblioteca escolar da EPM–CELP
    • Museu Nacional de Arte:
    • Elaboração de material didático (processo já iniciado);
    • Parceria no projeto da aprendizagem - contacto com artistas e obras de arte;
    • Centro Cultural de Matalana;
    • Teatro Avenida;
    • Escola Nacional de Música;
    • Reinata;
    • FEIMA;
    • Outras.

    No âmbito do desenvolvimento destas duas áreas artísticas, definem-se os seguintes objetivos gerais:

    • Proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela promoção da educação estética e artística, detetando e estimulando aptidões nesses domínios;
    • Implementar estratégias que assegurem a articulação do Programa de Educação Estética com as orientações curriculares do Pré–Escolar e o currículo do 1.º Ciclo do ensino básico, promovendo-se a transversalidade nas aprendizagens;
    • Promover o conhecimento sobre o património cultural e artístico moçambicano e português, através de situações de aprendizagem interativa;
    • Desenvolver parcerias com diferentes instituições culturais;
    • Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel da arte na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber;
    • Promover a participação dos encarregados de educação na atividade educativa;
    • Proporcionar aos alunos atividades que tornem familiares as qualidades expressivas das obras de arte;
    • Defender o direito humano à participação e expressão da diversidade cultural;
    • Criar, na EPM–CELP, um Núcleo Artístico de desenvolvimento de projetos de escola, no âmbito da educação estética e artística.
  • Desenvolver a formação dos professores na área estética e artística com os seguintes objetivos gerais:

    • Integrar os professores dos ciclos em questão nas metodologias aplicadas às aprendizagens;
    • Formar os professores envolvidos no processo de aprendizagem;
    • Integrar, nas ações de formação, os professores do sistema de ensino de Moçambique.

Descrição do projeto

Tendo em conta as metas de aprendizagem da educação artística, no Pré-Escolar e 1.º Ciclo, e a partir de conceitos comuns presentes nas quatro áreas das expressões (dança, teatro, plástica, música), o PEEACE visa pôr em prática atividades que evidenciem o caráter multissensorial das artes. Desta forma, enfatiza-se a importância que a transversalidade das expressões tem no desenvolvimento dos processos cognitivos, tendo em conta as três fases:

  • contemplação
  • interpretação
  • experimentação.

Pretende-se, deste modo, levar a criança a refletir, dando-lhe espaço de manobra – poder de decisão relativamente às atividades propostas. As atividades devem ter início a partir de uma exposição sobre o conceito a trabalhar e da visualização de imagens e/ou outros. Pretende-se evidenciar esse mesmo conceito e as diferentes características e formas que assume em cada uma das áreas. Após esta explicação do conceito e da visualização de exemplos vário será, então, proposto um desafio à criança, a qual deverá optar pelo tema que irá trabalhar, na medida em que o processo de aprendizagem e autonomia se faz através da tomada de decisões.

As oficinas deverão desenvolver um trabalho integrado, partindo de conceitos selecionados, e o projeto será posto em prática após uma calendarização mensal ou bimensal para as quatro áreas (plástica, dança, música, teatro).

Plano de intervenção

  • Dinamização de oficinas de artes

    O Plano de Atividades será elaborado pela equipa dinamizadora do Projeto, pelos diferentes técnicos das instituições culturais, pelos docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP e pelos docentes do Sistema de Ensino Moçambicano (SEM), de modo a que as atividades tenham carácter sistemático e articulado.

    Dinamizadores: Equipa dinamizadora do Projeto; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do SEM; técnicos das instituições culturais; artistas.

    Participantes: Turmas do Pré – Escolar; turmas do 1º ano da EPM – CELP; alunos das escolas moçambicanas.

    Espaços de dinamização das atividades: Núcleo Artístico da EPM – CELP; Salas de Aula; Instituições Culturais.

    Período de dinamização das atividades: Ao longo do ano letivo, dentro do horário curricular ou em horário extracurricular.

  • Parcerias com instituições culturais

    As parcerias serão formalizadas através da assinatura de Protocolos de Parceria, delimitando-se os contributos e compromissos de cada uma das partes.

    Dinamizadores: Equipa dinamizadora do Projeto; responsáveis e respetivos colaboradores das instituições culturais; artistas.

    Participantes: Turmas do Pré – Escolar; turmas do 1º ano da EPM – CELP; alunos das escolas moçambicanas; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do Sistema de Ensino Moçambicano.

    Espaços de dinamização das atividades: Núcleo Artístico da EPM – CELP; Instituições Culturais.

    Período de dinamização das atividades: Ao longo do ano letivo, dentro do horário curricular ou em horário extracurricular.

  • Ações de Formação

    Além da componente teórica, pretende-se que as intervenções ao nível da Formação contemplem uma componente prática implementada pela ação direta dos profissionais de educação com os seus grupos de crianças.

    Dinamizadores: Equipa do ME de Portugal responsável pelo Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar; equipa dinamizadora do Projeto na EPM – CELP; artistas.

    Participantes: Equipa dinamizadora do Projeto; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do SEM.

    Espaços de dinamização das atividades: EPM – CELP; Instituições Culturais.

    Período de dinamização das formações: Setembro (ME); ao longo do ano letivo (EPM – CELP / IC).

  • Trabalho de Investigação

    O trabalho de investigação centrar-se-á na articulação entre o contexto escolar e os contextos culturais, enquanto estratégia capaz de promover processos de aprendizagem transversal e significativa para as crianças e professores.

    Dinamizadores: Equipa dinamizadora do Projeto; responsáveis e respetivos colaboradores das instituições culturais; artistas; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do SEM.

    Participantes: Turmas do Pré – Escolar; turmas do 1º ano da EPM – CELP; alunos das escolas moçambicanas.

    Espaços de dinamização das atividades: Núcleo Artístico da EPM – CELP; Instituições Culturais; salas de aula.

    Período de dinamização das atividades: Ao longo do ano letivo, dentro do horário curricular ou em horário extracurricular.

  • Produção de materiais

    Produção de materiais pedagógicos que respondam, sobretudo, às necessidades dos alunos e professores das escolas moçambicanas.

    Dinamizadores: Equipa dinamizadora do Projeto; responsáveis e respetivos colaboradores das instituições culturais; artistas.

    Participantes: Turmas do Pré – Escolar; turmas do 1º ano da EPM – CELP; alunos das escolas moçambicanas; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do SEM.

    Espaços de dinamização das atividades: Núcleo Artístico da EPM – CELP; Instituições Culturais; salas de aula.

    Período de dinamização das atividades: Ao longo do ano letivo, dentro do horário curricular ou em horário extracurricular.

  • Metas de Aprendizagem

    Importa aferir, em contexto de trabalho, as Metas de Aprendizagem definidas no ano letivo transato. As Metas encontram-se apresentadas no documento anexo ao Projeto.

    Dinamizadores: Equipa dinamizadora do Projeto.

    Participantes: Turmas do Pré – Escolar; turmas do 1º ano da EPM – CELP; alunos das escolas moçambicanas; docentes do Pré – Escolar e do 1º Ano da EPM – CELP; docentes do SEM; responsáveis e respetivos colaboradores das instituições culturais; artistas.

    Espaços de dinamização das atividades: Núcleo Artístico da EPM – CELP; Instituições Culturais; salas de aula.

    Período de dinamização das atividades: Ao longo do ano letivo, dentro do horário curricular ou em horário extracurricular.

Regimento de funcionamento

  • A equipa dinamizadora do projeto reúne com os docentes envolvidos no mesmo uma vez por mês para planificar e avaliar as ações desenvolvidas;
  • Os titulares de turma estão presentes em todas as atividades que se desenvolvem no âmbito do Projeto;
  • Os titulares de turma colaboram com a equipa dinamizadora, realizando-se um trabalho de parceria;
  • As turmas envolvidas no Projeto visitam semanalmente o Núcleo Artístico, dentro do horário curricular ou como atividade de complemento curricular;
  • No horário de visita dos alunos ao Núcleo Artístico, acompanhados pelos respetivos professores, a equipa dinamizadora orienta as atividades;
  • As atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto decorrerem no espaço do Núcleo Artístico e em contexto de sala de aula;
  • O contacto com as famílias, no sentido de as envolver no Projeto, pode ser feito pela equipa dinamizadora ou pelos próprios docentes;
  • A equipa elabora um relatório trimestral e um relatório final correspondentes às atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto;
  • A equipa e os docentes avaliam, em julho, as repercussões do PEEACE nas aprendizagens realizadas pelos alunos ao nível das expressões artísticas.

Envolvimento das famílias

Sabendo-se que a família e a escola são dois contextos sociais que contribuem para a educação da criança, importa que haja uma estreita relação entre ambas. Baseando-se neste pressuposto, o Projeto de Educação Estética e Artística prevê o envolvimento das famílias, acreditando no seu contributo para o enriquecimento das situações de aprendizagem.

No âmbito do trabalho que se pretende desenvolver, as famílias serão convidadas a participar em todas as atividades previstas no Plano de Intervenção, na tentativa de se construir um Projeto que reflita a articulação de diferentes perspetivas e interesses.

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