A escola não se resume a uma série de disciplinas e de conteúdos para estudar, contribuindo também para a nossa formação enquanto pessoas e cidadãos responsáveis. Tivemos oportunidade, assim, de alargar horizontes, de aprender muito mais sobre a vida e desenvolver competências.
Para realizar o trabalho, nós e os alunos da “Estrela Vermelha” colaboramos em conjunto, desde o registo dos livros no sistema informático até à pintura das estantes e prateleiras, o que foi realmente divertido e interessante pois apercebemo-nos que todos temos maneiras diferentes de pensar e de agir, contribuindo para a nossa singularidade. No final, éramos uma equipa e, pondo as diferenças de lado, conseguimos alcançar aquilo que pretendíamos.
Este projeto ajudou-nos a perceber que todos temos os mesmos direitos, mas não temos todos as mesmas oportunidades e que, com um pouco de contribuição e dedicação, conseguimos fazer a diferença, tornando o mundo (pelo menos o mundo à nossa volta) mais equilibrado.
Concluindo, gostámos muito de participar no projecto de voluntariado que nos foi proporcionado, pois mostrou-nos que a vida é muito mais do que aquilo que imaginávamos e que ver um sorriso no rosto de alguém contribui para a nossa felicidade. Sentimo-nos ”importantes” por ter feito mudanças que causaram um impacto positivo nas vidas de outras pessoas. Foi muito bom ajudar e sentir que também ganhámos, sem necessitar de algo material em troca.
Raissa Omargee
(em nome da turma 10.º A1)