Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

maura samo 4 c.jpgA Coordenadora da Área Disciplinar de Educação Musical, Claudia Costa e o professor de piano, Assumane Saíde, organizaram a 1ª audição de piano, que se realizou no dia 16 de Março pelas 16h15m, no Auditório Carlos Paredes, da EPM-CELP. Esta iniciativa tem como intuíto promover a actividade extracurricular ligada a esta área disciplinar: as aulas de piano. Desta forma, os alunos (desde o primeiro ao 3 º ciclos) puderam mostrar as suas habilidades musicais, aprendidas nas aulas e encantaram os espectadores com composições variadas de cariz popular e clássico. Nesse conjunto participou também uma aluna que tocava flauta transversal. Depois dos aplausos, a Presidente do Conselho Directivo, Drª Albina Santos Silva, pediu a colaboração dos pais na implementação da Casa da Música, um projecto que a nossa Escola quer levar adiante, uma vez que considera que a educação artística é uma mais valia na formação global do aluno e do futuro cidadão. Nesse sentido, sempre acarinhou qualquer iniciativa ligada a qualquer tipo de arte, nomeadamente a musical.
noemia de sousa 33.jpgA Área Disciplinar de Português tem vindo a promover, desde o ano lectivo 2005/2006, encontros literários para a comunidade educativa, extensivos ao público em geral. Tratam-se de Tertúlias literárias subordinadas a um tema pré-definido e que contam com a participação de especialistas desta área artística. Os objectivos pedagógicos destas tertúlias são o de cultivar o gosto pelas literaturas de expressão portuguesa, dar a conhecer autores lusófonos bem como as linguagens e valores por eles veiculadas, criando um espaço para a troca de ideias.

Ler mais...

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation- IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno da diabetes no mundo.

Celebrado no dia 14 de Novembro, e vista como a maior iniciativa mundial em torno da diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em Outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prémio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Ler mais...

cartaz20x20jornadas.jpg

Para professores e técnicos do Sistema Educativo Moçambicano


Dando sequência à tradição instituída desde Março de 2003, nos dias 27 de Outubro e 03 de Novembro, o Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa, organizou as X Jornadas de Formação para docentes e técnicos do sistema educativo moçambicano, onde foram contempladas áreas científicas e técnicas com o necessário enquadramento pedagógico, ao sistema de ensino moçambicano: Português e Matemática nos diversos ciclos de ensino, Gestão e Contabilidade, Educação Física e Desporto Escolar, Informática, Educação Pré-Escolar, Educação Visual, Psicologia, Direito e Literatura.

Ler mais...

Tendo por objectivo a manutenção do parque informático da EPM-CELP, e dada a escassez de pessoal qualificado nesta área, de 03 de Dezembro a 29 de Fevereiro, decorreu uma acção de formação, na modalidade de curso, para todo o pessoal afecto ao Centro de Recursos Educativos, com a duração de 70 horas e dinamizada pelo Engenheiro Eduardo Brás Duarte.

De facto, colocar o equipamento em funcionamento, proceder à sua configuração, instalar programas, reparar e/ou substituir componentes dos equipamentos e projectar redes, são tarefas que têm de ser asseguradas pela EPM-CELP, uma vez que é financeiramente insustentável recorrer continuamente à contratação de serviços externos. Torna-se por isso fundamental que quem na EPM-CELP cumpra estas tarefas, adquira as competências essenciais para o desempenho das mesmas.

Pretendeu-se com esta acção fornecer aos formandos um conjunto de metodologias sistemáticas de instalação e manutenção de sistemas informáticos quer ao nível de hardware como de software.
O formando terá capacidade para diagnosticar e reparar avarias num computador, como também adquirido competências para instalar e configurar uma LAN simples.
Nestes últimos cinco anos, em que se materializou a existência de um Sector de Produção Gráfica no Centro de Recursos Educativos, uma das principais actividades tem sido a produção de cartazes.

Os cartazes que realizamos são sobretudo de âmbito educativo e cultural e pretendem cumprir dois objectivos essenciais: - contribuir para construção da história da Instituição, através da divulgação dos eventos e actividades que nela ocorrem, ou em que a EPM-CELP intervém;
- contribuir para a formação da Comunidade Educativa, na medida em que procuramos veicular, através do cartaz, valores de cidadania.

Ler mais...

No dia 17 de Novembro (sábado) realizou-se uma acção de formação dirigida aos funcionários da empresa que concessiona o refeitório da EPM-CELP, assim como ao pessoal auxiliar afecto ao Ensino Pré-Escolar, subordinada ao tema “CANTINA - MAIS QUALIDADE, MAIS HIGIENE, MELHOR ATENDIMENTO”.

Esta formação, pretendeu responder ao esforço permanente de melhorar os serviços prestados na EPM-CELP a toda a comunidade educativa, num sector de elevada sensibilidade, como é o da prestação de serviços alimentares.

Assim, das 08 às 14 horas os 12 formandos, estiveram num ambiente agradável de aprendizagem e comunicação com a equipa de formadores constituída pela médica escolar Dra. Patrícia Silva, pela psicóloga da escola Dra. Alexandra Melo, pela docente de Ciências da Natureza Dra. Teresa Murta e pela enfermeira escolar D. Rosa.

 

Ler mais...

A evolução das tecnologias de informação e comunicação, bem como o aparecimento de novas metodologias, formas de ensino e de aprendizagem orientadas para o utilizador, estão a conduzir-nos a uma mudança paradigmática no processo de ensino, que levou já, ao aparecimento do e-learning, b-learning por exemplo. Surge assim a necessidade de acompanhar esse progresso e trazer para o ensino a tecnologia, aproximando a escola da realidade quotidiana. É então essencial saber utilizar ferramentas que permitam criar nos alunos uma maior motivação, planificar de uma forma mais eficiente a actividade docente e elaborar recursos que potenciem o processo de ensino/aprendizagem.

Ler mais...

Na sequência da necessidade de rentabilizar o investimento feito pela EPM-CELP, com a recente aquisição de várias dezenas de projectores de vídeo e de doze quadros interactivos (dois “Smartboard” e dez “e-beam”), decorreu entre os dias 12 a 16 de Novembro, a acção de formação Quadros Interactivos

Ler mais...

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo