Foi iniciado, em março de 2011, um novo projeto de Formação destinado aos Formadores dos Institutos de Formação de Professores do Sistema de Ensino Moçambicano, de 75 horas, repartidas em três Oficinas de 25 horas cada.
Este projeto de formação surge ao abrigo do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação de Moçambique e a EPM-CELP, abrangendo 5 Institutos de Formação de Professores: Instituto de Formação de Professores da Namaacha, de Chibututuine, Matola, Munhuana e Associação para o Desenvolvimento Profissional de Maputo (ADPP), num global de 72 formandos e 8 formadores.
Este projeto de formação incide nas Metodologias do Ensino das Ciências Naturais, da Matemática, do Português, da Educação Moral e Cívica e nas Técnicas de Expressão.
As três oficinas de Formação serão realizadas aos sábados, nas instalações da EPM-CELP e nos Institutos de Formação com a duração de 5 horas por sessão de trabalho.
1º Módulo de Formação (26 de fevereiro, 5,12,19 e 26 de março de 2011) – Elaboração de planos de aula detalhados;
2º Módulo de Formação (03,10,17 de setembro e 01,08 de Outubro de 2011) – Avaliação
3º Módulo de Formação (3º período letivo – a confirmar) – Transversalidade dos conteúdos relacionados com a Educação Sexual e Reprodutiva e com a abordagem do tema do HIV – SIDA.
Este projeto de formação tem como principal objetivo o melhoramento das práticas letivas dos formadores dos respetivos Institutos e por consequência dos professores formados por aqueles Institutos.
O Centro de Formação da EPM-CELP pretende dar continuidade, durante este ano letivo, ao Projeto de Formação para Educadores Infância, iniciado nas jornadas de Formação de maio de 2010.
NOVOS PROJETOS
Este projeto de formação será realizado ao abrigo do memorando de entendimento com o Ministério de Educação de Moçambique para Educadores de Infância e Diretoras de Infantários e creches de Maputo.
Oportunamente serão anunciadas as datas de realização das oficinas de formação.