Vinte professores de escolas moçambicanas integradas no projeto “Mabuko Ya Hina” participaram, ontem e hoje, na ação de formação “Workshop de Escrita Criativa – Leituras e Escritos em Sala de Aula”, dinamizada pelo Centro de Formação da EPM-CELP.
Vinte professores de escolas moçambicanas integradas no projeto “Mabuko Ya Hina” participaram, ontem e hoje, na ação de formação “Workshop de Escrita Criativa – Leituras e Escritos em Sala de Aula”, dinamizada pelo Centro de Formação da EPM-CELP.Por sua vez, Reginaldo Nhambe, igualmente professor da EPC 12 de Outubro, afiançou que “deu para adquirir mais conhecimentos concernentes ao processo de ensino-aprendizagem, mais estratégias técnicas de como trabalhar com as crianças, tendo em conta o número de alunos que compõem uma turma nas escolas moçambicanas”, garantindo que depois da formação terá “mais sucesso na leitura e a escrita em sala de aula”. Dentre as várias técnicas enriquecedores do processo criativo, Reginaldo Nhambe confessa que ficou mais motivado para o trabalho coletivo, afirmando ser “sempre bom trabalhar em equipa, tanto é que é preciso respeitar o mundo das crianças e, nele, explorar vantagens que partem da colocação de exercícios em grupos, nos quais conseguem partilhar as suas ideias com os outros”.
Durante as sessões de formação, os 20 professores enfrentaram desafios de resolução de exercícios despertadores da sua atenção e criatividade, o que conferiu caráter experimental às aulas. Esta metodologia inspira uma consciência criativa nos formandos perante episódios do quotidiano que, em contexto de sala, poderão transmitir aos seus alunos, estimulando a escrita criativa.

Subscrever sinal RSS