
"A luz com que vês os outros, é a luz com que os outros te vêem a ti." Provérbio africano
10 ANOS MABUKO YA HINA
Videos youtube – ana
Experiencia no brasil - formiga Juju
"Se você pode andar, você pode dançar. Se você pode falar, você pode cantar." Prov. Africano
Em Destaque:

"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido!" Prov. Africano
Catálogo online - Fundo bibliotecário
Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura
Download do Projecto Mabuko Ya Hina 2012-2018
- Modelo de Plano Biblioteca Escolar
- Modelo de Regimento Maletas de Leitura
- Modelo de Guia de Circulação Maletas de Leitura
- Plano Trimestral (Bibliotecas e Maletas)
- Listagem de Catalogação
- Horario Biblioteca/Maleta
- Classificação Decimal Universal - CDU
- Classes - CDU
Relatório Anual de Actividades
As atividades dinamizadas junto das comunidades escolares e educativas, no âmbito do Projeto Mabuko Ya Hina, têm como objetivos principais:
- Proporcionar o acesso ao livro e à leitura;
- Incutir hábitos de leitura;
- Desenvolver competências de expressão e compreensão verbal e escrita;
- Contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo;
- Promover a transversalidade e a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem;
- Contribuir para o reconhecimento da leitura como fonte de lazer, alegria e descoberta;
- Promover a articulação entre os trabalhos realizados em contexto de sala de aula e nas bibliotecas escolares, tendo em vista o sucesso das aprendizagens.

Para alcançar os objetivos do Projeto desenvolvem-se inúmeras atividades de cariz pedagógico e cultural, entre as quais salientamos:
- Formação de docentes e técnicos bibliotecários;
- Visitas frequentes às escolas e acompanhamento sistemático das atividades educativas e culturais;
- Parcerias com docentes e alunos da EPM-CELP em atividades conjuntas realizadas na Escola Portuguesa de Moçambique e em estabelecimentos de ensino moçambicanos;
- Comemoração de efemérides;
- Organização de concursos literários e de ilustração;
- Realização de oficinas de leitura, escrita, teatro, dança, tecnologias de informação e artes;
- Implementação do Plano Nacional de Acção de Leitura e Escrita (PNALE - Moçambique), em articulação com o Plano Nacinal de Leitura (PNL - Portugal) e com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano;
- Visitas às Escolas para manutenção dos espaços e dos equipamentos das bibliotecas, bem como para monitorização do seu acervo bibliográfico e do acervo das Maletas de Leitura;
- Realização do Festival Infantil Anual “Escolas Com Livros”.
"Aquele que aprende, ensina." Prov. Africano
Para a implementação do Projeto Mabuko ya Hina tem sido feito um grande investimento na área da formação de professores e técnicos bibliotecários de modo a adquirirem e a melhorarem as competências necessárias para a gestão e dinamização das bibliotecas escolares/maletas de leitura. Neste contexto, desde março de 2010, foram realizadas 15 ações de formação, num total de 415 horas, abrangendo, aproximadamente, 320 professores e técnicos bibliotecários.
"A amizade é um caminho que desaparece se não pisado constantemente." Prov. Africano
O Projeto “Mabuko Ya Hina” conta, também, com a colaboração dos seguintes grupos culturais que. através de atividades de leitura, canto, dança e do teatro dão vida aos livros das bibliotecas escolares e das maletas de leitura, designadamente:
Grupo Cultural da EPC Polana Caniço A - Voz do Povo
Grupo Cultural da EPC 12 Outubro - Vumbuluka
Grupo Cultural da EC Maxaquene D - Lwandle
Grupo Cultural da EPC Ntwananu
Os patrocinadores abaixo mencionados têm colaborado com o Projeto “Mabuko Ya Hina” oferendo livros, material didático e/ou verba para a aquisição dos mesmos.
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Plano Nacional de Leitura
-Kapikua
-Minerva
-Leya
-Paulinas
-Alcance
- Plural
- APOSEMO (Associação dos Aposentados em Moçambique)
- Companhia de Letrinhas
- Kuthlanga Cartão
(aguardar Logos)
"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Prov. Africano
Parceiros Institucionais:
O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto só é possível pelo envolvimento e empenho de um conjunto de atores que a seguir caracterizamos:
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) é a entidade institucional beneficiária do Projeto, reconhecendo o papel das bibliotecas escolares enquanto núcleos fundamentais de apoio ao sucesso escolar e ao aprofundamento da cultura literária, científica, tecnológica e artística.
O Ministério da Educação (ME) apoia o funcionamento do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal. Este Programa foi lançado em 1996 com o objetivo de desenvolver bibliotecas em todas as escolas públicas, de todos os níveis de ensino, disponibilizando, assim, aos seus utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção de informação em diferentes suportes.O Ministério da Educação assegura, através da RBE e da EPM-CELP, a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura nas escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
![]() |
No exercício dos seus objetivos, como são o de promover e difundir a Língua Portuguesa em Moçambique, bem como os patrimónios artístico e cultural moçambicano e português, a EPM-CELP, na qualidade de interlocutora do ME/RBE junto do MINEDH, assegura a implementação do Projeto Mabuko Ya Hina, garantido a formação de docentes e técnicos bibliotecários, a dinamização de atividades de leitura e escrita nas escolas que integram o
projeto e as demais ações necessárias à implementação do mesmo.
A Fundação Portugal África, aderiu, em 2010 ao Programa da RBE, em parceria com a EPM-CELP, contribuindo com acervo bibliográfico, montagem de bibliotecas e a implementação deste programa nas Escolas Profissionais de Moçambique.
A AIDGLOBAL é uma organização não-governamental que implementa um programa de apoio integrado às bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, em Moçambique. Esta organização trabalha em parceria com a EPM-CELP na gestão e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina no distrito do Chibuto e ao nível da formação de docentes e técnicos bibliotecários.
Outros Parceiros:
Para o desenvolvimento deste projeto nas escolas e nas comunidades existem acordos de parceria com as seguintes organizações locais:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |

Bem-vindos!
O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) visa a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura e tem como principal objetivo disponibilizar recursos educativos a todos os membros da comunidade escolar de forma a promover a leitura e a divulgação da língua portuguesa.
Este projeto nasce de um Protocolo de Cooperação nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura, assinado a 3 de março de 2010 pelos Governos de Portugal e de Moçambique. Sendo uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (RBE), a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimetno Humano (MINEDH), é interlocutora e dinamizadora do Projeto junto de escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
Os Governos de ambos os Estados reconhecem o papel das bibliotecas escolares no desenvolvimento das literacias, no favorecimento do sucesso escolar e na formação global dos alunos.
A EPM - CELP apoia as escolas abrangidas pelo projeto, desenvolvendo ações nas seguintes áreas: reabilitação de espaços para a criação de bibliotecas escolares (BE’s); apetrechamento das BE’s com mobiliário, material audiovisual, informático e documental; criação de maletas de leitura; formação de docentes e técnicos bibliotecários; elaboração de planos de funcionamento das bibliotecas escolares e das maletas de leitura; desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura com os alunos, em articulação com os docentes, famílias, grupos culturais, voluntários e todos os parceiros.
Até já!














Subscrever sinal RSS