No âmbito do Protocolo de Cooperação entre os governos de Portugal e de Moçambique nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura, a EPM-CELP tem-se empenhado para garantir a sustentabilidade e a extensão dos projetos de abertura de bibliotecas escolares (BE), bem como a circulação de Maletas de Leitura (Mabuko Ya Hina) pelas referidas escolas moçambicanas.
Presentemente, o Projeto abrange 32 escolas públicas e comunitárias do sistema de ensino de Moçambique, confirmando-se a existência de duas bibliotecas escolares e 30 maletas de leitura, com cerca de três mil títulos diferentes, que circulam, ao longo dos vários anos letivos, pelas escolas e pelas comunidades da Mafalala e da Costa do Sol.
O que fazemos? (missão)
A EPM-CELP faz a gestão do Projeto Mabuko Ya Hina em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) do Ministério de Educação de Portugal e a Cooperação Portuguesa em Moçambique.
A EPM-CELP apoia as escolas abrangidas pelo projeto através do desenvolvimento de ações nas seguintes áreas:
- aquisição do fundo documentais e de materiais audiovisuais e informáticos;
- formação de docentes e técnicos bibliotecários;
- transporte de materiais, organização de espaços e elaboração de projetos de funcionamento das bibliotecas escolares e das maletas de leitura;
- desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura com os alunos, em articulação com os docentes, as famílias e os grupos culturais das escolas.
A EPM-CELP tem, igualmente, estabelecido relações com outros parceiros envolvidos na cooperação entre Moçambique e Portugal no domínio das bibliotecas escolares, como sejam a Fundação Portugal-África e a AIDGlobal, designadamente no campo do apoio técnico e da formação.
Para o desenvolvimento dos projetos nas escolas e nas comunidades foram, ainda, estabelecidos acordos com organizações locais, como o Movimento Literário - Kuphaluxa, a Associação Livro Aberto, a Associação Iverca, o Movimento Cívico Formiga Juju, a AID Global e diversos outros grupos culturais, para articulação da gestão e dinamização das maletas de leitura junto de algumas escolas.

Subscrever sinal RSS