
Os alunos do 4.º D do Centro Escolar de S. Julião – Tavarede, na Figueira da Foz, Portugal, cientes da globalização que vivenciamos, associaram-se à sua comemoração ao aceitarem a proposta de atividade da professora Dulce Cabeço.
Tudo começou cedinho com a descoberta dos Países de Língua Oficial Portuguesa e de algumas curiosidades sobre os mesmos, ao que se seguiu uma ligação em direto à escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, onde lecionam a turma do 1º C as professoras Regina Traveira e Margarida Cancela.
As tecnologias ajudaram-nos a viajar entre os continentes africano e europeu num instantinho e a descobrir costumes e interesses de quem está longe, mas partilha o desejo de aprender e falar a Língua Portuguesa.
Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora que entusiasmou todos os intervenientes que estreitaram laços e fomentaram a ideia de que não há distâncias, nem diferenças intransponíveis, que somos todos cidadãos do MUNDO e não apenas de um território, independentemente do seu nome, localização ou Língua.
Agora, só nos resta aguardar pela próxima viagem por outro PALOP, com a certeza que a Língua Portuguesa é o elemento que nos une.
Até breve!
Dulce Cabeço, professora do Centro Escolar de S. Julião – Tavarede, na Figueira da Foz
Regina Traveira, professora da Escola Portuguesa de Moçambique Centro de Ensino e Língua Portuguesa, em Maputo