

Com segurança, os pequenos finalmente puderam rever os amigos, brincar, socializar e vivenciar experiências significativas no ambiente da escola. O regresso às atividades letivas deste nível de ensino segue-se ao retorno das aulas presenciais no final do mês de agosto dos outros ciclos de ensino em Moçambique. A sua retoma respeita a observância rigorosa do protocolo sanitário, como uso de máscaras, isolamento e uso de álcool em gel, entre outras ações.
De acordo com Isabel Barbosa, coordenadora da educação pré-escolar na EPM-CELP, o dia começou sem sobressaltos: “os pais estavam felizes, sem reservas, pois tinham sido preparados previamente sobre tudo o que era necessário. Estavam contentes por verem as crianças a voltarem à escola. E eles, os pequenos, estavam ávidos para verem os amigos, mexer, brincar e estar uns com os outros”, explicou a docente, acrescentando que “não houve constrangimentos, choros e muito menos recusas. Eles realmente vinham com uma alegria, com uma avidez de estar que nos impressionou”.

Para além da emoção e da alegria de ver a filha na escola, a encarregada de educação falou sobre questões de segurança, sugerindo uma disparidade de horários entre os alunos do pré-escolar e dos restantes ciclos. Ou seja, “os pais e encarregados de educação não deviam encontrar-se assim. Devia, se calhar, criar-se um horário diferente para buscar os meninos. Os do pré-escolar, por exemplo, deviam sair mais cedo”, disse.
Para este ano letivo, e devido ao atual contexto pandémico mundial, a EPM-CELP adaptou-se ampliando as já existentes salas de aulas e criando mais quatro salas alternativas. Montadas no espaço da nova cantina da Escola, as salas têm divisões personalizadas, estrutura sólida e um chão elevado, o que permite maior fiabilidade e comodidade para as crianças.
Segundo Isabel Barbosa, para além da estrutura e sua segurança, os compartimentos têm capacidade para 20 alunos rigorosamente distanciados uns dos outros. “Têm ainda sinalizações, dispensadores de álcool e gel. No exterior têm espaços comuns para interação e aulas lúdicas como, por exemplo, o cantinho da ciência, necessários para o desenvolvimento do espírito crítico e de muitas outras competências nas crianças.