Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

Em 2015 e 2016 alcançámos o recorde de mais de 900 espetadores nos concertos realizados na nossa Escola, no Hotel Polana e no Teatro Avenida no âmbito da Masterclass. No cômputo geral a Masterclass EPM-CELP já realizou mais de 34 concertos para um total estimado de 4.500 espetadores.
Se estivermos atentos ao papel que a música adota no crescimento e na sociabilidade dos jovens, uma formação completa será aquela que tem uma componente de dimensão musical. Por isso, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino de Língua Portuguesa (EPM-CELP) encetou uma filosofia educativa que assume a música como um valor a transmitir aos seus alunos. Abraçou, em outubro de 2003, o projeto-piloto de Iniciação Musical em Violino, baseado no Método Pedagógico Suzuki e orientado especialmente para crianças entre os seis e os nove anos de idade.

O Método Suzuky, inovador no processo de ensino-aprendizagem, assenta no pressuposto de que qualquer criança que domine a sua língua materna consegue tocar um instrumento musical com um nível técnico/instrumental elevado. Deste modo, acrescenta algo de novo ao anterior princípio, segundo o qual a aprendizagem da música e a interpretação instrumental constituíam competências exclusivas de virtuosos. O Método Suzuki defende ainda que os pais desempenham um papel importante na evolução das aprendizagens dos alunos, devendo receber instruções para orientar o estudo das crianças em casa, fortalecendo, assim o elo Escola/Família.

O Projecto de Iniciação Musical, que comemora em 2017 o seu 14.º ano de existência, já deu frutos, visíveis, nomeadamente, nas atuações das festas de Natal, nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, nos concertos inseridos nas visitas oficiais de várias personalidades à EPM-CELP ou nas anteriores edições da MasterClass e em concertos realizados no exterior para a comunidade moçambicana.
Durante os 13 anos da Masterclass da EPM-CELP registaram-se mais de 350 participantes nas atividades de violino, piano e viola de arco e cerca de 144 alunos para a aprendizagem dos três instrumentos.

Nos últimos quatro anos, verificou-se também a inscrição de cerca de 80 alunos da Universidade Eduardo Mondlane e da Direcção-Geral de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane.
Temos contado ao longo destes anos com o apoio e participação de instituições como:

- Millennium Bim
- BCI
- Hidroeléctrica de Cahora Bassa
- Cimpor
- Plural Editores
- Hotel Polana
- Hotel Rovuma
- Sagres
- Naval
- Marnabraza
- Direcção-Geral de Cultura da UEM
- Escola de Comunicação e Artes da UEM
Com vista à continuação e melhoria do projeto, a EPM-CELP introduziu, no passado ano letivo, as disciplinas de violino e viola de arco no programa de atividades de complemento curricular. Para isso, a escola adquiriu 16 instrumentos, que servem para o desenvolvimento e enriquecimento curricular dos alunos na área da música.
A Masterclass EPM-CELP constitui-se como etapa fundamental de um projeto de educação musical, em sintonia com o programa educativo e cultural da nossa instituição. Iniciando com aulas e culminando em vários concertos, que visam fomentar o gosto pela música clássica, a Masterclass EPM-CELP é também aberta à comunidade local.

Temos contado com a participação anual de jovens músicos moçambicanos da Direcção-Geral de Cultura e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Esta participação assenta nas diversas dinamizações culturais entre a EPM-CELP e as entidades moçambicanas de ensino.

Todos os anos contamos com a participação de cerca de 20 a 30 alunos moçambicanos de violino, viola de arco, violoncelo e piano, que, durante a semana da Masterclass, beneficiam dos ensinamentos dos professores convidados.

Devido aos excelentes resultados obtidos pelos alunos de violino da Masterclass EPM-CELP nos exames externos do ABRSM (Association Board of Royal Schools of Music) de Londres, tivemos, em 2015, a visita de dois professores observadores, vindos da Africa do Sul (Uplands College) que manifestaram interesse em conhecer de que forma é organizada a nossa Masterclass.
A realização da Masterclass em Moçambique, nos últimos 13 anos, já contou com a participação generosa de professores de vários círculos internacionais de música. Nas últimas oito edições contámos com a participação dos seguintes professores:

• Pepi Izquierdo (viola de arco)
• António Jorge Nogueia (violino)
• Sandra Brazão(violino)
• Anne Victorino d'Almeida (violino)
• Xuan Du (violino)
• Rosa Sá (viola de arco e violino)
• Otto Pereira (violino)
• Bin Chao (violino e viola)
• Laura Andres (piano)
• Francisco Javier Reyes (violino)
• Joana Cipriano (violino e viola)
• Sergi Esparza (piano)
• Nelson Ferreira (violoncelo)
• Gonçalo Ruivo (violino e viola)

Os professores e músicos nossos convidados pertenceram ou pertencem a instituições como a Fundação Gulbenkian, Instituto Piaget, Colégio Moderno de Lisboa, Conservatório Nacional de Lisboa, Conservatório da Covilhã, conservatórios nas províncias de Barcelona e de Girona, em Espanha, Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra da BBC de Londres, Orquestra Nacional de Ópera da China, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa,

Mais de 20 professores realizaram, nos últimos 13 anos, cerca de 26 workshops de violino, cinco de piano, dois de viola de arco, três de orquestra de câmara e três de formação de professores. Cada professor realiza cerca de 50 horas de aulas e concertos durante cada masterclass, dando uma estimativa de 150 horas de trabalho musical e pedagógico de todos os professores em cada edição.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Durante a Masterclass, a EPM-CELP desenvolve, em parceria com os professores convidados, ações de formação para professores externos e internos, desenvolvendo competências na área pedagógica. Estas iniciativas constituem oportunidades únicas de adquirir e pôr em prática conhecimentos alternativos de ensino, que servem o propósito da melhoria das competências do corpo docente das instituições intervenientes. Já foram realizadas três ações de formação, as quais, nos últimos três anos, registaram a inscrição de cerca de 60 professores da EPM-CELP.
web master2 2013 web master1 2013 web master3 2013
A edição 2013 da Masterclass da EPM-CELP ficou marcada pela introdução do piano, o que deu origem a mais um concerto no final do período de treino e aprendizagem, ao lado dos espectáculos habituais dedicados ao violino e à atuação conjunta dos professores convidados. Todos os espetáculos tiveram lugar no Auditório Carlos Paredes, na semana passada (26 a 28 de junho). (Galeria de fotos no final)

Ler +

cartaz master site19 a 27 de junho de 2013

Concertos finais - Auditório Carlos Paredes, 18H30


Dia 26 - Piano
Dia 27 - Violino
Dia 28 - Atuação dos professores

Ler mais...

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo