O Método Suzuky, inovador no processo de ensino-aprendizagem, assenta no pressuposto de que qualquer criança que domine a sua língua materna consegue tocar um instrumento musical com um nível técnico/instrumental elevado. Deste modo, acrescenta algo de novo ao anterior princípio, segundo o qual a aprendizagem da música e a interpretação instrumental constituíam competências exclusivas de virtuosos. O Método Suzuki defende ainda que os pais desempenham um papel importante na evolução das aprendizagens dos alunos, devendo receber instruções para orientar o estudo das crianças em casa, fortalecendo, assim o elo Escola/Família.
O Projecto de Iniciação Musical, que comemora em 2017 o seu 14.º ano de existência, já deu frutos, visíveis, nomeadamente, nas atuações das festas de Natal, nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, nos concertos inseridos nas visitas oficiais de várias personalidades à EPM-CELP ou nas anteriores edições da MasterClass e em concertos realizados no exterior para a comunidade moçambicana.
Nos últimos quatro anos, verificou-se também a inscrição de cerca de 80 alunos da Universidade Eduardo Mondlane e da Direcção-Geral de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane.
- Millennium Bim
- BCI
- Hidroeléctrica de Cahora Bassa
- Cimpor
- Plural Editores
- Hotel Polana
- Hotel Rovuma
- Sagres
- Naval
- Marnabraza
- Direcção-Geral de Cultura da UEM
- Escola de Comunicação e Artes da UEM
Temos contado com a participação anual de jovens músicos moçambicanos da Direcção-Geral de Cultura e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Esta participação assenta nas diversas dinamizações culturais entre a EPM-CELP e as entidades moçambicanas de ensino.
Todos os anos contamos com a participação de cerca de 20 a 30 alunos moçambicanos de violino, viola de arco, violoncelo e piano, que, durante a semana da Masterclass, beneficiam dos ensinamentos dos professores convidados.
Devido aos excelentes resultados obtidos pelos alunos de violino da Masterclass EPM-CELP nos exames externos do ABRSM (Association Board of Royal Schools of Music) de Londres, tivemos, em 2015, a visita de dois professores observadores, vindos da Africa do Sul (Uplands College) que manifestaram interesse em conhecer de que forma é organizada a nossa Masterclass.
Os professores e músicos nossos convidados pertenceram ou pertencem a instituições como a Fundação Gulbenkian, Instituto Piaget, Colégio Moderno de Lisboa, Conservatório Nacional de Lisboa, Conservatório da Covilhã, conservatórios nas províncias de Barcelona e de Girona, em Espanha, Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra da BBC de Londres, Orquestra Nacional de Ópera da China, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa,
Mais de 20 professores realizaram, nos últimos 13 anos, cerca de 26 workshops de violino, cinco de piano, dois de viola de arco, três de orquestra de câmara e três de formação de professores. Cada professor realiza cerca de 50 horas de aulas e concertos durante cada masterclass, dando uma estimativa de 150 horas de trabalho musical e pedagógico de todos os professores em cada edição.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Durante a Masterclass, a EPM-CELP desenvolve, em parceria com os professores convidados, ações de formação para professores externos e internos, desenvolvendo competências na área pedagógica. Estas iniciativas constituem oportunidades únicas de adquirir e pôr em prática conhecimentos alternativos de ensino, que servem o propósito da melhoria das competências do corpo docente das instituições intervenientes. Já foram realizadas três ações de formação, as quais, nos últimos três anos, registaram a inscrição de cerca de 60 professores da EPM-CELP.
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Concertos finais - Auditório Carlos Paredes, 18H30
Dia 26 - Piano