Ainda hoje espantam os poderes conferidos a Orfeu, por via da música: quando fazia soar a sua lira podia mover árvores e pedras, encantar as bestas, e, inclusive, submeter à obediência os cumes gelados das montanhas.
Os maravilhosos efeitos da música sempre fascinaram os homens e hoje até se fazem estudos sobre o gosto musical das plantas, que se inclinam para a fonte do som ao ouvirem a música clássica dos séculos XVIII e XIX ou o jazz de Armstrong e Ellington, se mostram indiferentes à fonte do quando se toca música country ou os quartetos de corda de Schoenberg, Berg e Webern, ou se inclinam na direcção contrária à fonte do som se é tocado hard rock ou música pop muito percutida*.
Foi sempre tão nobre o estatuto da música no fazer civilizacional que até a poesia, em vários momentos da história, tentou chegar «à condição da música». A «intenção» ou o «significado», em música, ao longo dos séculos, têm preocupado os estetas, os músicos e os filósofos e podemos rastrear a sua atenção pelas páginas memoráveis que lhe concederam alguns escritores cimeiros do século XX, como Jorge de Sena em Arte de Música, ou Thomas Mann, nas suas "longas sinfonias", A Montanha Mágica e Doutor Fausto.
Podemos dizer que não há, e basta estar atento ao papel que a música adopta no crescimento e na sociabilidade dos jovens, formação completa sem a dimensão musical. Por isso a Escola Portuguesa de Moçambique- Centro de Ensino de Língua Portuguesa (EPM-CELP) encetou uma filosofia educativa que assume a Música como um valor a transmitir aos seus alunos e abraçou o projecto-piloto de Iniciação Musical em Violino em Outubro de 2003, baseado no Método Pedagógico Suzuki e orientado especialmente para crianças de 6 anos de idade.
Este método inovador de ensino-aprendizagem assenta no pressuposto de que qualquer criança que domine a sua Língua Materna, consegue tocar um instrumento musical com um nível técnico/ instrumental elevado. Deste modo, acrescenta algo de novo ao anterior princípio, segundo o qual a aprendizagem da Música e a interpretação instrumental constituíam competências exclusivas de virtuosos. 0 Método Suzuki defende ainda, que os pais desempenham um papel importante na evolução das aprendizagens dos alunos, devendo receber instruções para orientar o estudo das crianças em casa, fortalecendo, assim, o elo Escola/Família.
0 Projecto, que comemora agora os seus 6 anos de aplicação, já deu os seus frutos, visíveis, nomeadamente, nas actuações das Festas de Natal, das comemorações do dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, nos concertos inseridos nas visitas oficiais de várias personalidades à EPM-CELP; ou nos anteriores MasterClasses e em concertos realizados no exterior para a comunidade Moçambicana.
A realização da 6a Master Class de violino em Moçambique, entre 23 e 27 de Março de 2009, conta com a participação generosa de quatro excelentes Professores de Música de Portugal e de Moçambique:......................................................
Uma vez mais, esta iniciativa constitui-se como uma etapa fundamental deste projecto, em sintonia com o programa educativo e cultural da Instituição que o alberga, culminando num concerto final que visa fomentar o gosto pela Música Clássica, aberto aos intervenientes desta Master Class e da comunidade local.
Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que ajudaram a realizar este evento, designadamente à equipa técnica, aos músicos, aos patrocinadores, bem como a todos os professores e alunos envolvidos.