

Para a leitura autónoma e compreensão, nos níveis de fluência, estão os livros “O coração apaixonado do embondeiro”, do escritor Rafo Diaz, “A história de João Gala-Gala”, de Pedro Pereira Lopes, “Wazi”, de Rogério Manjate e, para os grupos inicial/mediana e mediana/fluente, os contos “História de um chapéu e outros contos” e “Contar histórias com a avó ao colo”, respetivamente. Estas obras, das quais três são da autoria de escritores moçambicanos, integram o lote de 318 novos títulos da lista do PNL. E são eles Pedro Pereira Lopes, Rogério Manjate e Angelina Neves.
De acordo com o escritor Pedro Pereira Lopes, cujas obras entram pela segunda vez para a leitura recomendada pelo plano, o reconhecimento da literatura feita em Moçambique prova, mais uma vez, a sua qualidade, reconhecida internacionalmente. Para Teresa Noronha, responsável pelo setor de publicações da EPM-CELP, a inclusão dos livros editados pela Escola no PNL significa “Reconhecimento. Prova de que há qualidade literária nos livros editados pela escola e isso nos orgulha bastante e nos estimula a continuar a trabalhar”.
Os livros recomendados são selecionados por uma comissão da qual fazem parte professores, jornalistas, críticos literários e investigadores que usam como critérios o mérito literário, o rigor científico, a dimensão estética e a qualidade da tradução, quando aplicável, ainda segundo aquela fonte do PNL.