Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023, quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.
O livro infantojuvenil “100 Papas na Língua”, editado e publicado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foi selecionado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal para integrar o conjunto de publicações recomendadas para leitura pelas crianças e adolescentes nas escolas, no primeiro semestre de 2022. Da autora Lurdes Breda e ilustrado por Tânia Clímaco, o livro reúne 100 narrativas breves em torno de 100 expressões idiomáticas portuguesas, com subsídios de um imaginário popular a que se associam imagens que fazem jus ao humor e à sátira presentes nas diferentes histórias.
Reúne, igualmente, um conjunto de contos cheios de humor, nonsense, sátira, polissemia, regionalismos, situações e personagens caricaturadas e cenários picarescos à mistura com expressões idiomáticas da Língua Portuguesa. Estas manifestações coloquiais constituem um importante legado coletivo na preservação das tradições e da nossa identidade cultural, como povo singular que somos, na multiplicidade de línguas, linguagens e culturas que é, afinal, o Mundo.
O livro, editado pela EPM-CELP em 2020 com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5 de maio), conta com o prefácio do escritor Afonso Reis Cabral.