Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

visita costaNa passagem pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), integrada na visita oficial de dois dias a Moçambique, no âmbito da V Cimeira Luso-Moçambicana, o Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, inaugurou, na última sexta-feira, o refeitório da Escola e recebeu, no espaço, a comunidade portuguesa. Na ocasião, enalteceu, mais uma vez, o papel da EPM-CELP na difusão e promoção da Língua Portuguesa e o trabalho desenvolvido pela diáspora portuguesa em Moçambique.

Falando, sobretudo, sobre a representatividade de Portugal além-fronteiras, António Costa elogiou o dinamismo e a cooperação das comunidades portuguesas com outros povos. “O que nos distingue dos outros países é isso. Dentro de Portugal somos cerca de 10 milhões de habitantes, mas a nossa diáspora é enorme. E, quanto maior for a nossa diáspora, mais reconhecimento se tem de Portugal”, disse, acrescentando que “os melhores representantes de Portugal é cada uma e cada um dos portugueses que aqui vivem e trabalham”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, falou do privilégio de voltar a estar em Moçambique, passados 32 anos. Afirmou também que os portugueses em Moçambique constituem uma comunidade que faz a diferença tanto no país de acolhimento como no de origem.

Para o embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, a retoma das cimeiras entre Moçambique e Portugal – ao cabo de três anos – veem restabelecer as relações entre os dois países, entre os seus povos. Na V Cimeira, assinaram-se seis acordos que visam apoiar Moçambique nas áreas de educação, segurança e justiça. O Acordo entre o Ministério da Educação e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua visa apoiar a implementação dos planos estratégicos da educação em Moçambique entre 2022 e 2026.

A visita à EPM-CELP terminou com a entrega das insígnias de oficial da Ordem do Infante D. Henrique a António Pinheiro, antigo cônsul português em Maputo, e com a habitual confraternização com a comunidade portuguesa em Moçambique. Para além do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Embaixador de Portugal em Moçambique, o Primeiro Ministro António Costa fez-se acompanhar pela cônsul-Geral de Portugal em Moçambique, Maria Manuel Morais e Silva e por quadros do Estado moçambicano.

A EPM-CELP esteve representada na cerimónia pela sua Diretora, Luísa Antunes.
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final 08 web festa.final 09

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo