Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

Clarisse MachuanguanaO aluno da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e atleta do Clube Desportivo da Costa do Sol, recentemente Campeão Nacional de basquetebol em Juniores Masculinos, Kwesi Mapanzene, foi ontem homenageado pelos seus colegas da turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo, num encontro que contou com a presença de professores e da veterana estrela moçambicana de basquetebol, Clarisse Machanguana, que, para além de abraços, ofereceu o seu abecedário da vida aos alunos.

A aula, dada num contexto de atividade motivacional, cumpriu, em 50 minutos, o seu desiderato: motivar os alunos através de histórias e testemunhos de quem surgiu do “nada” para o mundo. Tão inteligente, quanto carismática, Clarisse narrou alguns episódios da sua vida para mostrar que “Não importam as circunstâncias em que nascemos. Embora possam condicionar um pouco o nosso futuro – ajudando ou não –, o processo é sempre difícil. É preciso foco, determinação e persistência”, explicou a jogadora.

Nascida num contexto de pobreza, Clarisse provou ao Mundo que acreditar nos sonhos é o princípio do sucesso. E argumenta: “Eu sou o exemplo concreto do percurso de alguém que nasceu no nada e, através do esforço pessoal, chegou longe. Nos sonhos, o chegar onde queremos não é a conquista propriamente dita. Chegar onde queremos é o iniciar do processo da conquista”, enfatizou, sublinhando que “busquem os vossos sonhos, mas cientes de que terão desafios. A vida nos vos deve nada”.

Para Sandra Macedo, diretora do Curso Profissional de Técnico de Turismo, os momentos partilhados pela jogadora devem impulsionar uma mentalidade forte e de resiliência nos alunos que, para além de Kwesi Mapanzene, outros sucessos surjam na turma, na Escola e em toda a sociedade. “É preciso potenciarmos os nossos sonhos. Sabermos identificá-los e seguirmos”, concluiu a docente.

Para além deste encontro com Clarisse Machanguana, a turma vai continuar a trazer testemunhos diretos de sucessos em diversas áreas de saber e atividade para estimular sonhos no seio da comunidade educativa.
clarisse na epm

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo