Os alunos da turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), no âmbito dos módulos de Técnicas de Informação e Animação Turística (TIAT) e Geografia, em articulação com os módulos de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET), Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico (TCAT), Área de Integração (AI) e História, visitaram, durante a manhã de sexta-feira, 17 de março, a Estação e o Museu dos Caminhos de Ferro de Moçambique onde tiveram a oportunidade de explorar os diversos espaços e observar situações práticas relacionadas com o seu funcionamento.
Os alunos foram interagindo com o Guia do Museu dos CFM, Sr. Carlos Rodrigues, que foi mostrando a história e evolução das linhas de comboio ao longo do tempo, ligações aos portos marítimos e transportes aéreos, bem como a importância para o Comércio. Os alunos foram colocando questões e houve, também, disponibilidade para ouvir algumas histórias relacionadas com a temática daquele Museu, ponto turístico de interesse relevante da cidade de Maputo.
Atendimento, interesse histórico e arquitetónico do edifício, observação dos circuitos de visita e dos sistemas de sinalética e informação e ainda a exploração de áreas de acolhimento como “centros interpretativos ou zonas de lazer”, foram alguns dos temas abordados. Ali, os alunos puderam testemunhar a história dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique através da documentação, da conservação e divulgação do acervo em sua posse, instrumentos e aparelhos industriais do século passado, bem como a valorização da Estação Ferroviária de Maputo – edifício que aloja o Museu – e a preservação da sua memória. Além da exposição permanente no interior do edifício, mantém uma exibição temporária ao longo das plataformas de embarque e desembarque de passageiros.
Marco histórico de identidade na cidade, a estacão moçambicana foi incluída numa lista restrita da Revista Times, como uma das estações mais bonitas do mundo, da qual fazem parte as estacões de Antuérpia e Liége (Bélgica), London St. Pancras (Inglaterra), Terminal de Nova Iorque (Estados Unidos da América), Kuala Lumpur (Malásia), Atocha, Madrid (Espanha), Kanazawa (Japão), e Flinders Street Station, Melbourne (Austrália) e S. Bento, Porto (Portugal).
Além dos módulos envolvidos, os alunos irão trabalhar estes conteúdos nos módulos de Inglês e de Francês.
Esta foi mais uma sessão formativa prática que sustenta os conteúdos estudados em contexto de sala de aula, visando estimular e aprofundar conhecimentos ligados à área do Turismo.
Fica aqui a sugestão para uma visita à Estação e Museu dos CFM no próximo fim de semana!