Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

francofoniaProjeção de documentários com depoimentos diversos sobre a francofonia, cultura, desporto, história e monumentos; exposições, partilha de leitura e música, marcam, desde o dia 21 de março, o quotidiano na Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). As atividades, que encerram amanhã, tiveram como tónica a celebração da Semana da Francofonia, cuja missão é, de acordo com os professores de Francês, Faira Semá e Mohamed Langa, tornar essa Língua num instrumento de comunicação e aproximação de povos.

De alunos para toda a comunidade educativa, no corredor, na descida pelo pátio Fernando Pessoa, os do sétimo ao nono ano do ensino básico mostram, em depoimentos vídeo, a riqueza e a influência da Cultura e Língua Francesa no Mundo. Falam dos países da francofonia, dos melhores desportistas, destacando o Mbappé, das infraestruturas, da cultura, da música, da culinária…numa clara promoção e difusão da Língua e do conhecimento do espaço francófono.

francofonia2Na Biblioteca Escola José Craveirinha, as exposições de literatura clássica francesa, como “Papillon”, de Henri Charrière, “Histórias dos Tempos Idos”, de Charles Perrault, entre outros e outra sobre a discriminação, a formação dos países, direitos humanos, e outros temas trabalhados em contexto de sala de aula, complementam a temática da efeméride.

Ainda integrado nas celebrações da francofonia, ontem, à noite, 22 alunos da Escola receberam os seus Diplomas de Estudos em Língua Francesa (DELF), reconhecidos para a frequência de estudos superiores em França, bem como a candidatura a empregos em organizações francófonas. Dos 22 inscritos, cinco foram aprovados para o Nível A2 e 17 para o B1. Realizado na nossa Escola pela segunda vez consecutiva, o programa visa promover, nos alunos, o interesse pelo Francês.

Para além do A2, este diploma tem outros níveis como A1, B1 e C1, C2 para os níveis mais avançados. O diploma é emitido pelo Ministério da Educação Francês e não tem prazo de validade. Só duas instituições, em Moçambique, podem certificar o exame DELF, o Instituto de Línguas e o Centro Cultural Franco-Moçambicano, parceiro desta iniciativa.

E, a unir o útil ao agradável, hoje, o Coro de Professores da EPM-CELP encantou, no átrio principal, a comunidade educativa com canções francesas que, mais uma vez, valorizaram a cultura identitária da francofonia.
francofonia 3

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo