
De alunos para toda a comunidade educativa, no corredor, na descida pelo pátio Fernando Pessoa, os do sétimo ao nono ano do ensino básico mostram, em depoimentos vídeo, a riqueza e a influência da Cultura e Língua Francesa no Mundo. Falam dos países da francofonia, dos melhores desportistas, destacando o Mbappé, das infraestruturas, da cultura, da música, da culinária…numa clara promoção e difusão da Língua e do conhecimento do espaço francófono.

Ainda integrado nas celebrações da francofonia, ontem, à noite, 22 alunos da Escola receberam os seus Diplomas de Estudos em Língua Francesa (DELF), reconhecidos para a frequência de estudos superiores em França, bem como a candidatura a empregos em organizações francófonas. Dos 22 inscritos, cinco foram aprovados para o Nível A2 e 17 para o B1. Realizado na nossa Escola pela segunda vez consecutiva, o programa visa promover, nos alunos, o interesse pelo Francês.
Para além do A2, este diploma tem outros níveis como A1, B1 e C1, C2 para os níveis mais avançados. O diploma é emitido pelo Ministério da Educação Francês e não tem prazo de validade. Só duas instituições, em Moçambique, podem certificar o exame DELF, o Instituto de Línguas e o Centro Cultural Franco-Moçambicano, parceiro desta iniciativa.
E, a unir o útil ao agradável, hoje, o Coro de Professores da EPM-CELP encantou, no átrio principal, a comunidade educativa com canções francesas que, mais uma vez, valorizaram a cultura identitária da francofonia.
