A antiga aluna da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Yara Loio, visitou, nesta segunda-feira, as instalações da nossa escola, onde, para além de reviver bons momentos na casa amarela, falou da sua história profissional, no ramo de Hotelaria e Turismo Internacional, inspirando e motivando os alunos da turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo. A palestra, ministrada em contexto de sala de aula, aguçou a curiosidade sobre a área, sobretudo na partilha de estratégias de sobrevivência e sucesso em diferentes cadeias hoteleiras do Mundo.
Yara narrou alguns episódios da sua vida, desafios e sucessos que se vão somando com o tempo. “Hoje sou Assistente de Diretor de Alimentos e Bebidas, uma posição privilegiada. Só estou abaixo do diretor geral. Mas tive diversos desafios na minha carreira. Por exemplo, quando me mudei para o Dubai, trabalhei num hotel com uma convergência cultural muito grande. Era muito nova ainda e ter de aprender e respeitar todas as culturas não foi fácil. Mas aprendi cada tradição, cada gosto, e hoje sinto-me parte de todas elas”, explicou, sublinhando que “A área proporciona aprendizagens constantes. É preciso, por isso, estar disposto a investir no conhecimento, sempre”.
Como gerir a vida e a carreira internacionalmente? – perguntaram os alunos. Para Yara, o segredo está na organização. Quando se concorre para uma oportunidade de emprego na área, tem de se “saber mais sobre essa cadeia, as oportunidades que cria para os colaboradores. Além disso, é importante criar uma rotina que permita trabalhar, alimentar-se adequadamente e descansar. Eu, por exemplo, sempre tive foco em trabalhar em hotéis de luxo. Então, comecei a traçar o meu currículo, a minha rotina, as minhas necessidades dentro deste padrão que sempre almejei”.
Outro ponto esclarecido pela antiga aluna da EPM-CELP tem a ver com a resolução de problemas, tanto com clientes como com colaboradores, enquanto gestora. “O mais importante - disse ela - é a comunicação e a responsabilidade – para assumir erros e/ou evitá-los. Trabalhar num hotel é ser gestor e um bom gestor deve saber resolver problemas. Deve saber comunicar”, concluiu.
A EPM-CELP oferece o curso Profissional de Técnico de Turismo desde o ano letivo de 2019/2020 aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos). A iniciativa foi apadrinhada pelo Ministério da Educação de Portugal e o curso está referenciado no nível IV do Quadro de Referência Europeu para a Qualificação e orientado para a aquisição de um perfil de competências “que prepare os alunos, mais precocemente, para a integração no mercado de trabalho”.