Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

brinquedowebpA última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.

Sob o lema “Construir um Brinquedo Científico Reutilizando", este ano letivo, os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos puderam imaginar, criar e partilhar o seu trabalho através da apresentação à comunidade educativa da EPM-CELP. 

António Novo inaugurou o palco, dissipando dúvidas do público em relação à expectativa da noite. O seu trabalho, “Kart elétrico”, sugeriu a redução de emissões de ruídos e combustão. Tão complexo, quanto eficaz no seu desempenho, o brinquedo provou o engenho do seu criador e conquistou a admiração do público e do júri constituído por professores da Escola.

web dia.africa18 02 web dia.africa18 03

No rol das apresentações, os brinquedos demonstraram, cada um à sua maneira, leis da física e da química na perspetiva de melhorar o mundo e o ambiente, reduzir as poluições, impulsionar a tecnologia e gerar dinamismo comercial e social. É o exemplo do “Drone Caseiro” de José Gonçalves, também vencedor desta edição. O brinquedo, construído respeitando todas as leis e teoremas da física, como a gravidade e a Lei da Ação e Reação, foi igualmente uma atração merecedora de aplausos da plateia.

Outro momento marcante foi proporcionado por Luna Miquidade. A aluna demonstrou habilidade e criatividade na construção de um brinquedo inspirado em demonstrações de "fotografias em três dimensões". O brinquedo científico, a que atribuiu o nome de “Mini holograma”, projeta a imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. O trabalho garantiu-lhe um dos lugares na cerimónia da apresentação e divulgação dos vencedores do Prémio Melhor Brinquedo 2022/2023.

Tal ousadia e sucesso foram experimentados igualmente pelos alunos Hassan Safieddine e Siena Cardeano. A dupla projetou um “Pega Água”, brinquedo através do qual ganhou menção no pódio. Na noite “científica”, outros brinquedos comprovaram a criatividade, engenho e esperança dos nossos alunos. “Fábrica de bolhas”, de Thayrah Hamide, “Simulador de Sismos”, de Matilde Amaro, “Robô Espacial”, de Taís Pedro, são outros exemplos de criatividade conseguida.

web dia.africa18 02 web dia.africa18 03

A iniciativa, dinamizada pelo projeto “Mãos na Ciência” e pelo grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, envolveu, ainda, a habitual exposição, este ano excecionalmente no espaço Mãos na Ciência - CCVnE, onde os alunos visitantes experimentaram os brinquedos e ouviram a explicação dos professores. O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover o trabalho em equipa, visto poder envolver, sempre que necessário, a ajuda dos professores, encarregados de educação ou especialistas. O projeto promove, ainda, a interdisciplinaridade e o tempo de qualidade em família. 

web dia.africa18 02 web dia.africa18 03
Também, no âmbito do projeto tocar o céu, os alunos do 12.º ano de Física exploraram os princípios da aerodinâmica. Construíram, assim, foguetões, aeronaves criativas, lançadores de projéteis, catapultas de aviões e estações marcianas, a coincidirem com uma época em que temos várias iniciativas criativas como os lançamentos das missões Artemis da NASA para a Lua. Foi um desafio interessante que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo. 

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo