As turmas A2 e B do 11.º ano da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) “anfitrionaram” 70 alunos da Escola Primária Completa 12 de Outubro para uma jornada em cheio de atividades e experiências diversas realizadas em conjunto no passado dia 21 de março. Foi mais uma iniciativa desenvolvida pelos nossos alunos no âmbito dos programas de Educação para o Voluntariado e Educação para a Cidadania.
As atividades proporcionadas aos alunos visitantes, na faixa etária de 12 anos, incluíram uma visita à exposição “Física no dia-a-dia”, prática desportiva (voleibol e basquetebol), descoberta da Biblioteca Escolar José Craveirinha e exploração dos “mistérios e magias” do Laboratório de Química.
No final da jornada de convívio e aprendizagem, com muita interação individual e coletiva, Ranya Nizar, aluna do “11.ºA2”, revelou a sua descoberta: “consegui conhecer a realidade dos alunos moçambicanos e a sua motivação na deslocação à nossa Escola, vendo o que nós temos, a que nós nem sempre damos valor”. Já Thais Gonçalves, colega da mesma turma, confessou ter sido especialmente emotivo ouvir da boca de uma menina que a nossa Escola era “um paraíso”. Pedro Sousa nunca tinha participado numa ação deste género e no final, depois de todas as tarefas desafiantes de organização, declarou, entusiasmado, que o balanço é positivo e “algo a repetir”.
Antero Ribeiro, diretor da turma “11.ºB”, referiu que a atividade permitiu aos alunos da EPM-CELP conhecerem uma realidade muito mais difícil da que vivem diariamente, despertando-os para o contexto em que vivem e valorizando o que existe na sua própria Escola. Por seu turno, André Revés, diretor da turma “11.ºA2”, destacou a importância da responsabilização dos alunos com estas iniciativas, as quais pretendem treiná-los na metodologia de projeto, com preparação atempada e coerente das atividades, concluindo ter sido “uma aprendizagem muito importante” para os nossos alunos.