A entrada em funcionamento das bibliotecas escolares dos estabelecimentos de ensino da Polana-Caniço e de Mumeno resultam do esforço directo desenvolvido no terreno pela EPM-CELP, ao abrigo do acordo de cooperação assinado entre Moçambique e Portugal na esfera da educação. Aqueles equipamentos constituem, assim, extensões da RBE em Moçambique, onde a EPM-CELP assume a articulação, coordenação e operacionalidade dos projectos bibliotecários através da Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC).

Na cerimónia de abertura oficial da biblioteca escolar da Escola Primária Completa da Polana-Caniço “A” acompanharam Teresa Calçada a directora daquele estabelecimento de ensino, Esperança Chongo, bem como a directora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, a cônsul geral de Portugal em Maputo, Graça Gonçalves Pereira, o representante da Fundação Portugal-África, José Abreu e, ainda, a equipa da BEJC liderada por Ana Paula Relvas e composta por Ana Albasini, Cátia Fernandes e Benites José.

A festa de abertura oficial foi muito animada e diversificada. Os convidados foram recebidos pelos alunos com cantares e danças, a que se seguiram as intervenções oficiais. Uma apresentação multimédia sobre o evento, concebida e produzida pela BEJC e Centro de Recursos Educativos da EPM-CELP, informou e contextualizou os presentes sobre todo o processo de viabilização da biblioteca escolar da Escola Primária Polana-Caniço “A”. Ainda antes do descerramento da placa de abertura oficial, feito em conjunto por Teresa Calçada e Esperança Chongo, houve lugar a uma dramatização da obra literária “A rainha de Imbira”, executada pelos alunos da Escola Comunitária de Maxaquene “D” e grupo cultural da Maxaquene “B”.

Destaque, ainda, para a visita minuciosa que a coordenadora da RBE, Teresa Calçada, efectuou à biblioteca acabada de entrar em funcionamento, manipulando as obras e falando aos presentes sobre os seus conteúdos.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo