PUBLICAÇÕES EPM-CELP | A magia da leitura pela mão da EPM-CELP | 20.10.2020
Por que é um livro mágico? é o mais recente livro infantil editado pela Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP).
A magia que um livro encerra, neste caso, não é uma mera metáfora. São inúmeras as razões que fazem deste livro um verdadeiro livro mágico. Da primeira página à última página, cada um encontrará a magia numa palavra, numa imagem, ou até no que não está no livro, mas corre o risco de surgir a qualquer momento.
A imaginação é soberana e o desfolhar de um livro pode fazer acontecer o voo para o mundo das maravilhas.
Angelina Neves e Pedro Pereira Lopes trouxeram-nos a voz de Ndawina, a menina que não gostava de ler e do avô que do alto da colina onde vive abre a caixa das palavras e liberta-as ao sabor do vento, revelando um pouco do que um livro pode conter.
É Maurício Negro que as recolhe, depois de uma viagem transatlântica. Este artista brasileiro não hesita em "entrar livro adentro” entrançado as palavras num mar de imagens, cores e movimento que dialogam entre si numa sintonia perfeita. O texto de apresentação do livro, na contracapa, é do escritor brasileiro Rogério Andrade Barbosa.
A edição é bem representativa da ousadia da EPM-CELP de juntar mundos dispersos numa língua comum e numa linguagem universal.
O livro já está disponível em Maputo. Acreditamos que ninguém ficará indiferente a este livro. Que cada menino pequeno ou graúdo descobrirá nele o veio para o mundo mágico da leitura.
Autores:
Angelina Neves nasceu em 1951, em Maputo. Professora do ensino pré-escolar e primeiro, escreveu e publicou mais de 50 livrinhos infantis, desenvolvidos, na sua maioria, para projectos ligados à divulgação e defesa dos direitos das crianças e de incentivo à leitura para organizações como a UNICEF, Save the Children, Associação Progresso, HandiCup, a ex-secretaria de Estado da Acção Social, APOSEMO, Plan International e Cruz Vermelha. É membro fundador do Circo da Paz, um projecto de educação para a paz para jovens, através das artes (teatro, dança, literatura e música), criado em 1994, após os acordos de paz assinados entre o Governo de Moçambique e a Renamo. Venceu vários prémios, ente eles o Prémio PALOP para contos tradicionais (2010).
Pedro Pereira Lopes nasceu em 1987, na província da Zambézia. Estudou Políticas Públicas em Pequim e ensina numa Universidade, em Maputo. Escreveu os livros infantojuvenis O homem dos 7 cabelos (2012), Prémio Lusofonia em 2010, Kanova e o Segredo da Caveira (2013), Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas (2014), A história do João Gala-Gala (2017), em coautoria com o músico Chico António, e o Comboio que andava de chinelos (2019), Prémio Maria Odete de Jesus, em 2016. O seu conto O coração que veio de longe (ou O homem e o líquido) figura na antologia de contos infantojuvenis “Cuentos para ler el mundo”, publicado pela Fundação Ajuda em Ação, em Espanha.
Ilustrador
Maurício Negro é brasileiro, nascido em São Paulo, em 1968. Ilustrador, escritor, designer gráfico, pesquisador, gestor de projetos. Sua produção é marcada pela natureza e pela diversidade cultural, sobretudo não eurocêntrica e brasileira, com ênfase nas perspetivas indígenas e africanas. É autor de vários livros, publicados por diferentes editoras brasileiras e estrangeiras, como o livro-imagem Gente de cor, cor de gente. Ilustrou obras de autores africanos como Manuel Rui, Ikechukwu Sunday Nkeechi e Pepetela, e também de escritores afro-brasileiros. Recebeu o Noma Encouragement Prize (Japão), The Merit Awar/Hiii Illustration (China), Seleção CJ Picture Book Festival (Coreia do Sul), Acervo BCAIC Conaculta (México), Prémio Jabuti, Prémio XX SIDI, entre outros. Membro do conselho gestor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).
Texto contracapa – Rogério Andrade Barbosa
Edição – EPM-CELP
Outubro 2020