
Comemorou-se, ontem, 19 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia. Esta data, recomendada pela UNESCO desde 2002 é, em todos os anos, assinalada na terceira quinta-feira do mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade do pensamento crítico fundamentado, o qual é estruturante do sentido da vida humana.
Este ano, associando-se a este evento, a EPM-CELP realizou um conjunto de atividades, das quais se destacam as frases de filósofos colocadas nos degraus dos vastos espaços e escadas da Escola, pela

interpelação, surpresa e admiração causadas, bem como, o testemunho de alunos do 11.º ano sobre a experiência deles com a disciplina, gravado em vídeo e projetado durante todo o dia e, ainda, a conferência: "Se a Filosofia nasce do Amor, então o que é o Amor? Um caso de investigação filosófica” pelo Professor Doutor Artur Galvão, docente catedrático da Universidade Católica – Faculdade de Filosofia de Braga. A conferência, destinada aos alunos do 10.º ano, decorreu online, a partir das 10:30 horas na plataforma Google Zoom.
Esta atividade teve por objetivo reconhecer o esforço e a necessidade do pensamento crítico fundamentado sobre temas-problemas do Homem no mundo atual e, nomeadamente, o quão desafiante é ser… ser humano em tempos de mudança.

Pretendeu-se que os jovens experienciassem esta oportunidade de pensar sobre a temática apresentada e desenvolvam a competente capacidade de análise crítica fundamentada, no momento presente, bem como, por toda a sua vida pessoal e social.
Assim, os alunos de Filosofia da EPM-CELP foram convidados pelo ilustre palestrante a refletir sobre os desafios do Amor imaginados / criados à condição humana e as consequentes interrogações éticas e foi por estes considerada muito profícua, ao ponto de, no final, vários terem mesmo solicitado uma repetição do evento.