NOVIDADE | Alunos experimentam o “mundo oceânico” no batismo de mergulho
Hoje, 65 alunos do ensino secundário experimentaram sessões do universo oceânico e tiveram instruções técnicas de submersão, como respirar com o regulador, regular a máscara, bem como alguns sinais de comunicação debaixo da água. A atividade, novidade para a EPM-CELP, foi orientada pela “Back to Basics Aventures” em coordenação com professores da escola.
De acordo com Antero Ribeiro, docente de Educação Física na EPM-CELP, trata-se de uma atividade multidisciplinar cujo objetivo é criar, nos alunos, o interesse pelo mergulho. “A ação foi dividida em duas fases. A primeira é a que aconteceu hoje e a segunda será, durante quatro dias, na Ponta do Ouro, na última semana de aulas em dezembro. Estaremos com cerca de 40 alunos da Escola que, para além da formação em mergulho com certificação internacional, farão atividades diversas na reserva marinha”, explicou o professor.
Jenny Strômvoll-Rupert Cornelius, instrutora de mergulho na “Back To Basics Adventures”, afirmou que a ideia inicial do batismo é dotar os alunos de ferramentas básicas de submersão para que possam explorar piscinas e o mar com diversão e segurança. Satisfeita com a adesão dos alunos, a instrutora disse que há vida dentro da água. “E em Moçambique é tudo lindo. O mergulho profissional permite conhecer a vida dentro da água. Na segunda fase, na Ponta do Ouro, por exemplo, iremos mostrar aos meninos os vários animais marinhos, as rochas, as plantas, e toda a diversidade do mar”, disse.
Aos nadadores juntaram-se os alunos da turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola. A eles cabe a missão de organizar toda a logística para quatro dias na Ponta do Ouro.