Doação de sangue epmcelpInstados, há dias, para a campanha de doação de sangue, organizada pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Campanaha Doaçao de Sangue A5Central de Maputo (HCM), 54 doadores, dos quais 11 professores, 37 alunos, quatro pais e encarregados de educação e dois funcionários, responderam, ontem e hoje, ao grito de socorro, doando o precioso líquido. O resultado dos dois primeiros dias é positivo, porém a organização espera mais no último dia da campanha, amanhã.

A doação de sangue é um ato de solidariedade voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale a pena destacar que, em cerca de um dia, o organismo repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Deste modo, evitam-se quaisquer riscos de o dador ser contaminado ao doar sangue.

Refira-se que nos últimos dias, o HCM viu-se obrigado a suspender cirurgias não urgentes por falta do precioso líquido orgânico.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo