ARTES | Alunos expõem “Sardinhas à Portuguesa”
A EPM-CELP honra-se de apresentar a exposição “Sardinhas à Portuguesa”, desta vez num espaço gastronómico de cozinha portuguesa em Maputo, o restaurante “Meia-Tigela”, que todos os anos assinala “Os Santos Populares” com uma bela sardinhada.
No âmbito da sua missão promotora da cultura portuguesa, a EPM-CELP mobilizou os seus alunos do 2.º ciclo para a participação no “Concurso Sardinhas Festas de Lisboa de 2021”, através de trabalhos de expressão plástica, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre os hábitos e costumes das Festas Populares Portuguesas, celebradas em torno de uma boa sardinha, alimento que, durante séculos, foi “comida do povo”.
O desafio consistiu em conceber, sobre o molde de uma sardinha, desenhos alusivos à cultura portuguesa.
O concurso "Sardinhas Festas de Lisboa de 2021” foi organizado pela EGEAC e pela Câmara Municipal de Lisboa. Em Maputo, esta exposição foi dinamizada pela EPM-CELP e contou com o apoio do Camões – Centro Cultural Português.
Os trabalhos foram realizados nas aulas de Educação Visual, com turmas de 5.º e 6.º anos, nos meses de abril e maio de 2021.
Em cada moldura encontramos uma dose de sardinhas (meia dúzia delas), por vezes com “bacela”, à boa moda moçambicana…
Cada dose está agrupada, por tema ou por cor.
Desta vez, a EPM-CELP traz os trabalhos dos seus alunos para fora dos muros da Escola, associando-se à vida da comunidade nos seus espaços mais típicos.
Desfrutem!