NOVIDADE | Alunos da EPM-CELP receberam diplomas de Espanhol como língua estrangeira
Cerca de 40 alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) receberam hoje, na residência do embaixador de Espanha, em Maputo, Diplomas de Espanhol Como Língua Estrangeira (DELE), reconhecidos internacionalmente na candidatura a bolsas de estudo e obtenção de vistos de estudo em Espanha, com validade vitalícia. O evento, presencial e no mais estrito respeito pelas normas de prevenção da Covid 19, contou com a presença da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, Luísa Antunes, do Embaixador de Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo, da diretora académica do Instituto Cervantes, Carmen Villalba, de pais e encarregados de educação.
Realizado na nossa Escola pelo terceiro ano consecutivo, o programa já se notabiliza como um impulsionador de competências nos alunos. De acordo com Luísa Antunes, “Temos vindo a verificar que, ao longo do tempo, tem aumentado o número de alunos que optam pelo Espanhol como língua estrangeira, tanto em contexto de sala de aula, como nos exames para a obtenção do DELE."
O Embaixador de Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo, reconheceu, o esforço dos alunos na aprendizagem da Língua, garantindo que “o Espanhol abre portas não só na Espanha, mas em quase todo o mundo. Portanto, o título de DELE não vos pode dar a sensação de terem chegado ao fim, mas preparar-vos para o princípio de uma aprendizagem responsável e equilibrada sobre o Espanhol”.
Avaliando todo o trabalhado realizado desde maio de 2019 na EPM-CELP, nas componentes de preparação e de realização do próprio exame, o docente de Espanhol e tutor dos exames, Uriel Guerra, mostrou-se satisfeito com os resultados, afirmando que “noto responsabilidade e interesse por parte dos alunos. Estamos a crescer e isso orgulha-nos. Por exemplo, começamos com cerca de 15 alunos, em 2019, e hoje 42 destes já levam o diploma para casa”, explicou.
Quem também sente o sucesso do DELE na EPM-CELP é Carmen Villalba. A diretora académica do Instituto Cervantes, que concede o DELE, afirmou que a parceria com a nossa Escola forma uma sociedade fantástica porque, através dos três intervenientes, a EPM-CELP, a Embaixada de Espanha em Moçambique e o Instituto Cervantes, pode-se chegar a mais interessados e fazer circular o Espanhol, principalmente entre aqueles que querem aprender a Língua com título oficial do Ministério da Educação de Espanha.
Os exames do DELE avaliam diferentes competências linguísticas do Espanhol como língua estrangeira e são projetados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade. A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.
O DELE é um título oficial que certifica o grau de competência e domínio da Língua Espanhola, concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha.