img doação sangueEm três dias de campanha de doação de Sangue, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação da EPM-CELP voltaram a demonstrar grande solidariedade. Na campanha levada a cabo em colaboração com o Hospital Central de Maputo (HCM), nos dias 2, 3 e 4 de novembro, a comunidade educativa atingiu o recorde de doações na Escola com a coleta de 99 bolsas de sangue, das quais, 64 são de alunos, 17 de professores, 12 de encarregados de educação e 6 de funcionários.

De acordo com a Ana Castanheira, Responsável dos Serviços de Ação Social Escolar, os números representam cada vez mais a consciência, a empatia, o amor e a solidariedade dos nossos alunos. Ou seja, “Significa que há cada vez mais consciência da importância que essas campanhas trazem e isto é fruto do trabalho de sensibilização que é feito para toda a comunidade educativa. É importante e significativo fazermos parte da história de alguém. Salvarmos vidas”, referiu, sublinhando que “Há anos que a nossa escola tem trabalhado com o Banco de Sangue do HCM”.

A corrente solidária é uma regra na EPM-CELP. Na última campanha, realizada em dezembro de 2020, a Escola doou 69 bolsas de sangue, maioritariamente de alunos, o que representa um aumento significativo de dadores. Por isso, para a Ana Castanheira, os resultados trazem mais do que dados estatísticos, uma mensagem de esperança. E argumenta: “Estou orgulhosa. Sinto-me feliz por fazer parte desta escola que tem sabido dar respostas positivas a todas as inquietações. Isto significa que estamos a crescer cada vez mais”.

O processo consistiu num registo de dados, pré-triagem com avaliação de pressão, pulso, temperatura e hemoglobina, seguido por uma triagem clínica, com uma avaliação de um enfermeiro. Foram aplicados todos os protocolos de distanciamento e higienização para trazer mais segurança, tanto para os dadores, como para os funcionários envolvidos no trabalho.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo