cinanimaA equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) exibiu, durante uma semana, de 8 a 12 de novembro, no Auditório Carlos Paredes, dezenas de filmes de curta-metragem que exploram diversos formatos, técnicas, linguagens e ainda temas transversais como os direitos humanos e o ambiente. As sessões foram integradas no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, designado “Cinanima vai às escolas” e destinado aos alunos do pré-escolar ao ensino secundário.

O festival aconteceu pela primeira vez na nossa Escola. Na sua 45.ª edição, tem como objetivo levar aos alunos de todos os níveis de ensino programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção. Outro objetivo é melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens para que possam interpretar e criticar obras cinematográficas.

De acordo com Rogério Manjate, professor de Teatro e coordenador do PNC na EPM-CELP, as sessões, divididas em seis programas, cada um adequado ao respetivo nível de ensino, cumpriram os seus principais objetivos: “Colocar os alunos e professores em contexto de cinema, dando a conhecer as valências da arte, a linguagem, as expressões, a tipologia, as técnicas usadas e as mensagens implícitas nas cenas”, disse.

Expetante quanto ao futuro do projeto na EPM-CELP nos próximos anos, o docente revelou que as atividades buscaram, mais uma vez, cumprir os propósitos da flexibilidade curricular. Ou seja, criar a articulação do currículo. “Existem várias formas de aprendermos e o cinema é uma delas. Nestas sessões, por exemplo, os alunos aprenderam um conjunto de coisas, desde os direitos humanos, as diferenças sociais e outras, o amor, a amizade, enfim, uma variedade de temas que os impulsiona a perceberem o mundo, as pessoas, a vida. E foi uma verdadeira articulação do currículo”, explicou Rogério Manjate, sublinhando que “Todos gostaram. A riqueza temática, a qualidade dos filmes e a sensação de estar numa sala de cinema animou os participantes”.

O programa foi coordenado pelo PNC da EPM-CELP em colaboração com Departamento de Expressões e beneficiou cerca de 1500 alunos e professores de 66 turmas diferentes.

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