imagem hivAlunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) publicaram, na manhã de hoje, dezenas de mensagens temáticas enquadradas numa ação para consciencializar as pessoas sobre o vírus do HIV. A ação, dinamizada pelos alunos do nono ano do ensino básico e coordenada pelas professoras de Ciências da Natureza, Dora Vieira e Fátima Amorim, inclui inteirar as pessoas sobre o preconceito e a discriminação, os comportamentos de risco, a forma como o vírus atua no organismo, a prevenção, os efeitos psicossociais que os portadores enfrentam e entre outras.

A campanha foi preparada em contexto de sala de aulas, nas Ciências Naturais, durante um mês e envolveu seis turmas do novo ano. Durante esse período, para além de pesquisas e de vídeos produzidos autonomamente, os alunos conceberam materiais que condizem com a iniciativa, como de cores fitas que contêm diversas mensagens.

De acordo com as coordenadoras da iniciativa, os trabalhamos sustentam, mais uma vez, o lema da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), segundo a qual “Acabe com as desigualdades. Acabe com a AIDS. Acabe com as pandemias” e na nossa Escola permitiu que “alunos desenvolvessem competências relacionadas com a pesquisa, síntese, capacidade de reflexão e comunicação”, explicaram.
O Dia Mundial da Luta Contra a Sida é celebrado anualmente a 1 de dezembro.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo