dia PcDO átrio principal da EPM-CELP foi, hoje, palco de demonstrações artísticas e debates alusivos às celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Dois filmes, debates e um espetáculo com a canção “Ser diferente é normal”, cantada em uníssono por dezenas de alunos, professores, funcionários e membros da Direção, preencheram o dia de hoje cujo objetivo é refletir sobre as capacidades, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência, bem como sobre o valor da amizade e das atitudes de aceitação e respeito pela diferença.

As dinâmicas dos debates, focadas no conhecimento dos alunos sobre o tema, e a interpretação dos filmes por parte destes promoveram também a igualdade, criando formas de cada um se expressar e evidenciar a sua sensibilidade e criatividade. Sílvia Rodrigues, professora do Departamento de Educação Especial e moderadora das conversas, mencionou a inclusão enquanto fenómeno quotidiano e universal e foram exploradas as consequências psicológicas e sociais da exclusão, assim como as estratégias utilizadas para colmatar as dificuldades de adaptação individual no dia a dia.

Os eventos para assinalar a efeméride foram organizados pelo Departamento de Educação Especial e pelo Departamento de Educação Musical. Para além de constituir um momento importante em torno da inclusão como prática na EPM-CELP, a atividade permitiu que os alunos presentes tivessem contacto com as diversas dificuldades que as pessoas com necessidades educativas especiais vivenciam no seu quotidiano.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é assinalado anual e mundialmente a 3 de dezembro pelo que a EPM-CELP optou por desenvolver o seu programa de comemorações no dia de hoje.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo